Ultimas Noticias

6/recent/ticker-posts

Reconvale Noticias | Maioria dos brasileiros apoia prisão de Bolsonaro, segundo Datafolha


Uma pesquisa do Datafolha realizada entre 1º e 3 de abril com 3.054 pessoas em 172 cidades aponta que a maioria dos brasileiros acredita que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deveria ser preso. No total, 54% dos entrevistados se posicionaram a favor da prisão, enquanto 40% são contra. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Bolsonaro se tornou réu recentemente na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de liderar uma tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito. Ele nega envolvimento direto e afirma que apenas analisou cenários constitucionais, sem levar adiante qualquer plano golpista. Ainda assim, vem incentivando manifestações em defesa da anistia aos condenados pelos atos do 8 de janeiro.

O apoio à prisão varia por região. No Nordeste, 59% defendem que Bolsonaro vá para a cadeia. No Norte/Centro-Oeste, há empate técnico: 47% a favor e 45% contra. No Sul, 49% são contrários à prisão e 46% favoráveis. O recorte religioso também é significativo: entre católicos, 55% apoiam a prisão, enquanto entre evangélicos esse índice cai para 38%, com 54% contrários.


Entre os eleitores que dizem votar em Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), aliado de Bolsonaro, 79% são contra a prisão do ex-presidente. Tarcísio é apontado como um possível sucessor político, já que Bolsonaro está inelegível até 2030. A crença de que Bolsonaro não será preso é maior entre os apoiadores do governador paulista (62%).

A expectativa sobre o que deve acontecer também varia por perfil socioeconômico. Pessoas com ensino superior (50%) e quem ganha mais de dez salários mínimos (47%) acreditam mais na possibilidade de prisão. Já jovens de 16 a 24 anos (57%) e pessoas com ensino médio (56%) são mais céticas e acham que ele permanecerá livre.

Postar um comentário

0 Comentários