O Ministério da Educação irá antecipar a divulgação dos gabaritos oficiais das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O ministro Camilo Santana afirmou, na noite deste domingo (10), em coletiva de imprensa para balanço do exame, que os estudantes poderão ter acesso às informações antes da data prevista no edital, 20 de novembro, porém sem mencionar dia específico.
"Vamos antecipar a divulgação oficial do gabarito das provas que está previsto para o dia 20 de novembro. O Inep ainda vai dizer o dia certo da semana, mas vamos antecipar a divulgação oficial do gabarito", disse o ministro.
O resultado final com as notas individuais de cada participante será divulgado no dia 13 de janeiro de 2025 na página do participante, mesmo portal no qual serão publicados os gabaritos.
O Enem é uma importante porta de entrada para cursos de nível superior no Brasil e os resultados são usados pelas instituições como critério único ou complementar dos processos seletivos. Eles também servem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Programa Universidade para Todos (Prouni).
Universidades de Portugal que possuem convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) também aceitam as notas individuais do Enem nos seus processos seletivos de educação superior.
Na mesma coletiva de imprensa, Manuel Palácios, presidente do Inep, destacou a importância do Exame Nacional do Ensino Médio.
“Muitas universidades e instituições particulares utilizam o Enem para viabilizar o acesso. E todos os mecanismos de financiamento e de concessão de bolsas que o Ministério da Educação trabalha para a educação superior também se baseiam no Enem. Então, não se trata apenas do ingresso, é também um meio de acesso a uma série de benefícios associados à educação superior, mas que tem uma gestão independente do acesso”, pontuou.
Em uma publicação nas redes sociais, o ministro da Educação, Camilo Santana, alegou que encerrou "com tranquilidade a aplicação do Enem 2024". O ministro também destacou que "o Inep vai aprofundar estudos para que, já em 2025, a prova do Enem possa voltar a certificar a conclusão do ensino médio e buscar convergências entre o exame e o Saeb para a avaliação do ensino médio. O Enem abre portas e a Educação deve ser um direito de todas e todos", disse ele.
0 Comentários