Lula sobre política ambiental em eventual novo governo: "Vamos revogar decreto e desfazer tudo" | Reconvale Noticias




Ex-presidente critica política ambiental do atual governo e afirma que vai "revogar decreto e desfazer tudo" - Foto: Ricardo Stuckert
Durante uma reunião de pré-campanha para debater propostas para o meio ambiente e a proteção da Amazônia, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a gestão do governo de Bolsonaro na pasta do meio ambiente. Lula foi incisivo e afirmou que "não haverá concessões" a garimpeiros caso assuma a Presidência da República.
"Nesse negócio não tem meio termo. A gente tem que ter coragem de dizer: não haverá garimpo em terra indígena neste país. Se o garimpeiro falar 'Então não vou votar em vocês', não tem problema. As terras que forem demarcadas como áreas de proteção ambiental terão que ser respeitadas. Não vai ter concessão", disse.
A reunião e declaração do candidato ao Planalto ocorrem às vésperas do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho. Lula ainda reiterou o papel do Estado na garantia da proteção dos biomas brasileiros e anunciou que irá desfazer as políticas ambientais do governo de Jair Bolsonaro, além de ter dito que instituições como Ibama, Conama e ICMBio, vão ter que "voltar a funcionar".
"Primeiro vamos ter que recuperar o patamar que a gente já teve. Essa questão de passar a boiada, vamos ter que revogar decreto, desfazer tudo o que eles fizeram e cuidar efetivamente com respeito das nações indígenas espalhadas pelo país."
"O Estado precisa assumir a responsabilidade. O Ministério do Meio Ambiente vai ter que ter mais gente, uma fiscalização mais forte, uma lei mais dura", defendeu.
Contexto: Garimpo ilegal traz fome, doença e exploração sexual para território Yanomami, diz estudo
O ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, foi apontado por Lula como um "desmatador profissional" e elogiou os ministros da pasta em seus governos, Marina SIlva, Carlos Minc e Izabella Teixeira.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem
-- Composite Start -->