ULTIMAS NOTICIAS

Beleza da Mulher: Quais as vantagens de usar shampoo anticaspa?

Para manter os cabelos saudáveis, o couro cabeludo precisa de cuidados especiais. Caso contrário, podem surgir inconvenientes como o ressecamento e a caspa, que deixa a raiz dos cabelos cheia de floquinhos brancos. O shampoo anticaspa é essencial para o tratamento do problema.
Para melhorar a caspa, três lavagens semanais com um shampoo anticaspa de qualidade são suficientes. No entanto, se você também sofre com oleosidade nas raízes e sente necessidade de lavar os fios com uma frequência maior, não há problema em fazê-lo em dias alternados ou mesmo todos os dias, desde que a linha escolhida tenha propriedades hidratantes e reequilibrantes, para evitar o ressecamento dos cabelos. Então o shampoo anticaspa ajuda a eliminar a caspa, oleosidade e melhora a queda de cabelo recorrente devido ao excesso de oleosidade no couro cabeludo.
Benefícios de Usar um Shampoo Anticaspa
Ajuda a eliminar as descamações
Alivia a coceira e previne a irritação do couro cabeludo
Ajuda a controlar a oleosidade do couro cabeludo
Previne a recorrência da caspa
Mantém o couro cabeludo mais limpo e sem resíduos
Existem shampoos anticaspa masculinos e femininos, apesar da incidência maior do problema ser em homens. Ao contrário do que muita gente pensa, a causa da caspa pode não ser exclusivamente sujeira, pois existem fatores genéticos e questões de pele envolvidas.
O que causa a caspa?
A caspa é uma descamação no couro cabeludo que acontece quando as glândulas sebáceas do folículo capilar passam a produzir mais oleosidade do que os fios precisam. Com isso, a produção das células da camada mais superficial da pele começam a acontecer de forma muito acelerada e “expulsam” as células mais antigas. Os pequenos pontinhos brancos que enxergamos a olho nu são aglomerações dessas células eliminadas.
O aumento da oleosidade pode acontecer por diversos motivos, mas os principais estão ligados ao uso de chapéus que deixam o couro cabeludo muito abafado, produtos inadequados, banhos com água muito quente, químicas capilares e até ao estresse, que também pode desequilibrar a oleosidade capilar.
Como funciona o shampoo anticaspa?
Para reduzir essa oleosidade que gera a caspa, o shampoo anticaspa deve ter um nível de adstringência maior do que os shampoos convencionais. Esses elementos adstringentes limpam profundamente o couro cabeludo, o que reduz a oleosidade e, consequentemente, a caspa.
Existe também o shampoo anticaspa com ação antifúngica, normalmente à base de zinco, que combate fungos que se alimentam da oleosidade do couro cabeludo.
Os fungos que se alimentam da gordura capilar geram coceira e um desconforto tremendo. Se você sofre com isso, o shampoo anticaspa também é uma opção interessante.
Substâncias encontradas nos shampoos anticaspa
Princípio Ativo Ação
Ácido Salicílico Queratolítico
Algas Marinhas Antiinflamatório e redutor secreção sebácea
Alecrim Adstringente
Capuchinha Anti-caspa, anti-seborreica
Cedro Adstringente e refrescante
Cetoconazol Age diretamente nos fungos
Enxofre Antifúngico, anti-séptico e desengordurante
Follicusan Age na oleosidade e caspa
Octopirox Anti-caspa
Óleo de melaleuca Antimicrobiano e antisépitco, seborréico
Vitacomplex Açãoreguladora da oleosidade, anticaspa e anti-seborreica.
Zinc PCA Antisséptico
Zetezol Controlador seborreico



Um dos principais problemas do couro cabeludo são a caspa, coceira, irritação, oleosidade e restos de resíduos dos produtos. Usar um bom shampoo anticaspa pode ajudar a melhorar todos esses problemas.

Nenhum comentário