Ultimas Noticias

6/recent/ticker-posts

Enquete

Como Funciona o Jovem Aprendiz 2020: Inscrições, Requisitos


Como Funciona o Jovem Aprendiz 2020: Inscrições, Requisitos
                Como Funciona o Jovem Aprendiz 2020
Desde a criação da Lei da Aprendizagem, em 2000, os adolescentes e jovens de 14 a 24 anos passaram a ser beneficiados pelo programa Jovem Aprendiz.

Segundo o decreto, todas as empresas que possuírem mais de 5 funcionários registrados, e automaticamente se classificarem como de médio e grande porte, deverão reservar de 5% a 15% de aprendizes em seu quadro de empregados.



Isso significa que obrigatoriamente estas empresas terão que contratar pessoas dentro do perfil de aprendiz. O contrato dura em média 2 anos. A contratante segue o que é estabelecido em Lei, mas pode adaptar conforme as suas necessidades.

Por exemplo, estipulando outro limite de idade dentro do que foi estabelecido. Ou ainda, trazendo mais benefícios para os contratados do que os que o decreto determina.
Requisitos Jovem Aprendiz 2020

Como foi orientado, dentro da política e necessidade da empresa, a mesma pode estipular requisitos Jovem Aprendiz 2020 dentro da Lei. E contemplando candidatos específicos.

A ideia é beneficiar pessoas que têm dificuldade em conseguir o primeiro emprego, principalmente porque não possuem experiência profissional. Com o programa, aumenta a legalização da contratação de menores de idade e autoriza a efetivação dos mesmos.

Por lei, as exigências são:
Ter entre 14 e 24 anos;
Ser estudante do Ensino Médio ou já ter concluído essa etapa escolar.
Benefícios Jovem Aprendiz 2020

Além da possibilidade de ser contratado por empresas sérias e de renome, os contratados contam com mais benefícios Jovem Aprendiz 2020.

Dessa forma, as vagas se tornam mais acirradas e o interesse em fazer parte do projeto tem aumentado. As vantagens são:
Contrato de 6 meses a 2 anos de trabalho;
Jornada de trabalho de 4 a 6 horas por dia;
Salário compatível com a carga horária;
FGTS;
Registro em carteira;
13° salário;
Férias.

Parte das empresas contratantes fornecem capacitação teórica para os funcionários em condição de aprendiz. Os estudos são financiados pela empregadora, e os cursos têm relação com o cargo do jovem dentro da empresa.
Empresas parceiras do Jovem Aprendiz 2020

A forma de atuação do Jovem Aprendiz 2020 varia conforme a empresa que o contratou. Vale frisar que o aprendiz não pode fazer hora extra, ou realizar tarefas que ultrapassem seu cargo.

É necessário ainda, que um supervisor esteja sempre auxiliando o jovem para que ele possa aprender e desenvolver todos os serviços corretamente.

Na maioria das contratantes, o Jovem Aprendiz deve auxiliar outros funcionários, atender telefonas, organizar documentos e pastas, orientar clientes e fazer registros em sistemas virtuais. As empregadoras de maior evidência no mercado e que contratam aprendiz são:
Correios;
Bradesco;
Banco do Brasil;
Caixa;
Renner;
Riachuelo;
Lojas Americanas;
Gol;
Avianca;
Porto Seguro;
Nestlé;
Vivo.

Além dessas grandes empresas, o indicado é conferir em locais como Associação Comercial da cidade, quais são as contratantes de menor aprendiz. Ou ainda, acessar o site oficial da firma para consultar a possibilidade.
Inscrição Jovem Aprendiz 2020

O processo de inscrição Jovem Aprendiz 2020 segue o que a empresa contratante determina. Algumas optam pela análise de currículos entregues diretamente em sua sede.

Outras, permitem o cadastro via internet em seu site oficial. E tem ainda, contratantes que fazem a contratação terceirizada. Isto é, por intermédio de uma outra instituição.

O jovem se candidata para as vagas de Menor Aprendiz 2020 e a própria é responsável por selecionar aqueles que estiverem dentro do perfil determinado pela empregadora.

Essas instituições são, por exemplo:


O candidato deve atender aos requisitos de idade, escolaridade e exigências específicas para a vaga pretendida.
Avalie este artigo jovemaprendiz.pro.br

Postar um comentário

0 Comentários