Header Ads

ULTIMAS NOTICIAS

5 Óleos Essenciais para o Inverno!

                 5 Óleos Essenciais para o Inverno!

 Site com notícias do Recôncavo Baiano, 5 Óleos Essenciais para o Inverno!

O inverno já chegou e, especialmente aqui em Curitiba, já está ficando frio e com isso naturalmente as doenças respiratórias começam a aparecer.
Apesar de não estarmos oficialmente no inverno, já durante o outono as temperaturas oscilam muito e, com essas mudanças e diminuição da umidade do ar, fica muito propício para determinadas doenças aparecerem.
Afinal de contas, as mudanças bruscas de temperatura fazem com que o sistema imunológico, principalmente de crianças e idosos, fiquem mais suscetíveis a doenças.
No inverno temos mais propensão a ter gripes, resfriados, problemas respiratórios, amigdalite, sinusite, faringite e bronquite. Assim, a dica é experimentar o uso de alguns óleos essenciais que podem ajudar na prevenção e até tratar os males do inverno.

Esses são os óleos essenciais que mais estimulam nosso sistema imunológico:
 Site com notícias do Recôncavo Baiano, 5 Óleos Essenciais para o Inverno!

1. Óleo Essencial de Eucalipto
O primeiro óleo essencial da nossa lista é o de eucalipto (Eucalyptus globulus ou Eucalyptus radiata). Por ser rico em uma substância chamada cineol, é um potente expectorante das vias respiratórias, dissolvendo mucos e o ajudando em gripes, resfriados e peito cheio, além de útil em otites e bronquites crônicas.
O óleo essencial de eucalipto tem ação bactericida, adstringente, antisséptica e antifúngica. Usado no tratamento de asma, dor de garganta e febre, e também para espantar insetos, como tônico geral e para amenizar as dores de reumatismo.
2. Óleo Essencial de Orégano
Esse óleo tem propriedades antioxidantes, antifúngicas, antiparasitárias, antibióticas e antibacterianas que garantem ação contra gripes, resfriados, pneumonia, alergias e infecções causadas por bactérias e fungos. Também é usado para aliviar dores de cabeça, tratar micose, úlceras, infecções do trato urinário, candidíase e cólicas.
3. Óleo Essencial de Tomilho
O óleo essencial de tomilho é excelente para o inverno. Ajuda a tratar o sistema respiratório em: bronquite crônica, catarro nas vias respiratórias, catarros crônicos, sinusite, tosse e inflamações da boca e garganta. O óleo ajuda na desobstrução das vias aéreas e problemas respiratórios.
4. Óleo Essencial de Hortelã

 Site com notícias do Recôncavo Baiano, 5 Óleos Essenciais para o Inverno!
O óleo essencial de hortelã-pimenta é um analgésico natural muito eficaz para o relaxamento muscular. Ele pode ser utilizado para acalmar dores nas costas, nos músculos e na cabeça.

Inalar o óleo essencial de hortelã-pimenta ajuda a desobstruir as vias nasais e aliviar a inflamação na garganta. A hortelã-pimenta atua como expectorante e pode proporcionar alívio para resfriados, tosse, sinusite, asma e bronquite.
5. Óleo Essencial de Ravensara
Esse óleo é rico em propriedades antibióticas, antivirais, antifúngicas, antialérgicas, analgésicas, antiespasmódicas e expectorantes. Devido a esses benefícios, o óleo essencial é indicado como auxiliar no tratamento de: gripes, resfriados e pneumonia. Vale mencionar que, no caso da gripe, graças ao poderoso efeito antiviral do óleo, o tempo de recuperação é consideravelmente reduzido.
 Site com notícias do Recôncavo Baiano, 5 Óleos Essenciais para o Inverno!

Como usar os óleos essenciais?
Os óleos essenciais são extremamente concentrados, devendo ser diluídos para serem aplicados na pele. As formas de uso dos óleos são: massagens no peito, nas costas, nas têmporas ou em outras áreas afetadas, conforme a finalidade, inalação com algumas gotas na água quente, ou pingar umas gotas em um lencinho de papel e respirar. Na aromatização do ambiente, escalda pé e banho de imersão.
Pode ser usado em inalações, especialmente para favorecer a eliminação de muco e aliviar a tosse. No banho para aliviar a sinusite. Se for fazer massagens, o óleo essencial sempre diluído em algum óleo vegetal apropriado. Você pode fazer a mistura desses óleos, ou usá-los separadamente.
                                  Fonte : belezaesaude.com

Nenhum comentário