Ultimas Noticias

6/recent/ticker-posts

Uma nova vacina parece promissora e ajudará a combater o câncer de mama



Uma vacina experimental mostrou-se segura e efetivamente estimula o sistema imunológico levando à regressão do câncer de mama em estágio inicial, mostram os resultados de um ensaio clínico. Os pesquisadores criaram a vacina de células imuneschamadas células dendríticas que são colhidas de cada paciente individualmente para criar uma vacina personalizada. 




A vacina de células imunitárias visa a proteína HER2 em células de cancro da mama. A proteína HER2 é sobre-expressa em 20-25 por cento de todos os tumores de cancro da mama e está associada com doença agressiva e mau prognóstico. 

Os pesquisadores haviam demonstrado anteriormente que as células imunes são menos capazes de reconhecer e direcionar as células cancerosas que expressam HER2 à medida que o câncer de mama progride para um estágio mais avançado e invasivo. Isso sugere que as estratégias que podem reestimular o sistema imunológico para reconhecer e direcionar HER2 precocemente durante o desenvolvimento do câncer pode ser a opção de um tratamento eficaze. Para determinar se a vacina de células dendríticas HER2 é segura e eficaz, os pesquisadores Moffitt Cancer Center na Flórida, EUA realizaram um ensaio clínico em 54 mulheres que têm câncer de mama em fase inicial com HER2.

As vacinas de células dendríticas foram preparadas isolando células dendríticas do sangue de cada paciente e expondo-as a fragmentos da proteína HER2. Os pacientes foram injetados com uma dose da sua vacina de célula dendrítica pessoal uma vez por semana durante seis semanas em qualquer um dos linfonodos, o tumor da mama ou em ambos os locais. 

Num estudo publicado na revista Clinical Cancer Research, os pesquisadores relataram que as vacinas de células dendríticas foram bem toleradas e os pacientes apenas experimentaram toxicidades de baixo grau. Os eventos adversos mais comuns foram fadiga, reações no local da injeção e calafrios. Eles também mostraram que a vacina era capaz de estimular uma resposta imune na maioria dos pacientes



Postar um comentário

0 Comentários