
Oprefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), confirmou que irá se filiar ao PSB após convite articulado pelo governo do Estado. A movimentação é vista como estratégica pelo Palácio de Ondina para fortalecer o PSB dentro da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT), sob liderança da deputada federal Lídice da Mata na Bahia. A informação foi confirmada durante encontro com o secretário estadual de Relações Institucionais, Adolpho Loyola.
A filiação ocorre após negociação que envolve um pacote de investimentos estaduais em Jequié e região, estimado em até R$ 600 milhões. Embora Cocá não entre no partido com objetivo imediato de disputar a chapa majoritária, seu nome permanece à disposição do grupo, inclusive para uma eventual vaga de vice.
Além do prefeito, cinco deputados estaduais devem migrar para o PSB: Hassan Iossef, Niltinho, Eduardo Sales, Antonio Henrique Júnior (todos hoje no PP) e Vitor Bonfim, que pretende concorrer à Câmara Federal. Cocá também deve levar ao partido cerca de 20 prefeitos, número que pode ultrapassar 30 com a adesão dos parlamentares.
Com as novas filiações, o PSB passará de dois para sete deputados na Assembleia Legislativa da Bahia, tornando-se a terceira maior bancada governista, atrás apenas do PT e do PSD. Atualmente, a sigla é representada por Fabíola Mansur e Soane Galvão, mas Fabíola pode deixar o partido com o retorno do deputado licenciado Angelo Almeida à Assembleia, após deixar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
0 Comentários