O Ministério Público da Bahia (MPBA) deflagrou nesta sexta-feira (12) a Operação Xeque Mater, que mira uma organização criminosa envolvendo agentes políticos no município de Madre de Deus. As investigações buscam desmantelar um esquema sofisticado focado em fraudes em licitações, corrupção, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro. Segundo o MPBA, o grupo criminoso é liderado por um dos agentes políticos investigados.
O esquema fraudulento simulava competitividade em credenciamentos e pregões eletrônicos para beneficiar empresas do ramo de eventos e locações vinculadas aos agentes públicos e seus familiares. O MPBA apurou que, entre 2021 e 2023, o grupo direcionou fraudulentamente mais de R$ 4,5 milhões em contratos. Contudo, o montante total repassado a essas empresas contratadas pode chegar a R$ 13,9 milhões, considerando os valores até abril deste ano.
A Operação Xeque Mater resultou no cumprimento de 16 mandados de busca e apreensão em endereços localizados em Madre de Deus, Salvador, Lauro de Freitas, São Francisco do Conde e Senhor do Bonfim. A ação, que contou com o apoio das Polícias Civil e Militar, teve como alvos agentes públicos municipais e as empresas usadas para dar aparência de legalidade às contratações

0 Comentários