Ultimas Noticias

6/recent/ticker-posts

Reconvale Noticias | Rio: 72% querem CV como grupo terrorista e 59% defendem intervenção federal por GLO, diz pesquisa




Pesquisa Genial/Quaest com moradores do Estado do Rio de Janeiro, divulgada nesta segunda-feira (3), revela que a maioria dos fluminenses defendem intervenção federal via Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que implicaria o uso das Forças Armadas, e a transformação das facções criminosas do narcotráfico, como o Comando Vermelho, em organizações terroristas - pauta defendida pela ultradireita bolsonarista para atender os desejos do governo Donald Trump.
Segundo a Quaest, a decretação de GLO é defendida por 72% dos entrevistados, medida que só é superada por "aumentar a pensa de prisão para condenados por homicídio a mando de organizações criminosas", apoiada por 85%. Em seguida, está "retirar o direito à visita íntima", com 62% de aprovação.



Pauta do governo, a PEC da Segurança é citada por 52%. Já a defesa dos aliados de Jair Bolsonaro (PL) e de "facilitar compra e acesso à armas" é rechaçada por 72% - e aprovada apenas por 24%.
O estudo mostra que a repressão aos criminosos, aumentando a pena, encontra eco tanto entre lulistas - 86% aprovam - quando bolsonaristas - 87% favoráveis.


Já transformar os grupos em terroristas tem adesão de 49% dos lulistas e 91% dos bolsonaristas. A PEC da Segurança também retrata essa divisão com 84% entre lulistas e apenas 42% entre bolsoanristas.

Anunciado pelo governador Cláudio Castro (PL-RJ) e o ministro da Justiça, Ricardo Lewwandowski, o escritório de emergência para combate ao crime organizado recebeu a aprovação de 94% da população do Estado.

A Quaest ouviu 1.500 pessoas em 40 municípios do estado do RJ entre os dias 30 e 31 de outubro. O nível de confiabilidade da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 3 pp. A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos.

Veja o fio de Felipe Nunes, CEO da Quaest no X.

Postar um comentário

0 Comentários