Ultimas Noticias

6/recent/ticker-posts

Reconvale Noticias | Lula pode ganhar eleição de 2026 já no primeiro turno, avalia CEO da AtlasIntel



Liderando todas as pesquisas de intenções de votos em todos os cenários, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode vencer as eleições de 2026 já no primeiro turno. A avaliação é do cientista político Andrei Roman, CEO do instituto de pesquisa AtlasIntel.
Lula vem marcando índices próximos aos 50% de aprovação e, de acordo com levantamentos recentes, venceria qualquer um de seus possíveis adversários, tanto no primeiro quanto no segundo turno.
Em entrevista ao site "Exame" nesta segunda-feira (13), Roman analisou que o presidente, em 2026, deve contar com votos que, nas últimas eleições, foram para outros candidatos do centro e do campo progressista, como Simone Tebet (MDB), que teve 4% dos votos no último pleito e atualmente é ministra do Planejamento, e Ciro Gomes (PDT), que obteve 3%.
Levando em consideração que, em 2022, Lula terminou o primeiro turno com 48,43% dos votos válidos no primeiro turno e que, até o momento, a direita está fragmentada para o próximo pleito, as chances do atual presidente superar os 50% e liquidar a eleição já na primeira volta, segundo o CEO da AtlasIntel, são altas.
“O primeiro desafio da direita é fazer com que Lula não ganhe a eleição no primeiro turno. Se analisarmos a eleição passada, as candidaturas existentes fragmentavam mais o campo de centro-esquerda do que o campo da direita”, analisa Roman.

"Se ele tem 50% de aprovação e não há uma candidatura para fragmentar esse espaço progressista, por que ele não poderia ganhar? Em tese, se Lula atrair parte dos eleitores da Simone e do Ciro da eleição anterior, chega a 50% no primeiro turno da próxima eleição. Esse é um desafio factível”, prossegue o CEO da AtlasIntel.

Com Jair Bolsonaro inelegível e prestes a ser preso, a direita ainda não conseguiu definir quem será seu representante, ou os representantes, nas urnas em 2026. O campo político vem travando uma briga interna e, até o momento, os nomes colocados são os dos governadores Tarcísio Gomes de Freitas (São Paulo), Ratinho Júnior (Paraná), Ronaldo Caiado (Goiás) e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul). Além disso, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) vem afirmando que, na impossibilidade de seu pai concorrer, será ele o nome do bolsonarismo para a próxima eleição.
O que diz a última pesquisa AtlasIntel

A pesquisa mais recente da AtlasIntel, de 17 de setembro, aponta que a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em alta.

Segundo o levantamento, Lula é aprovado por 50,8% da população e desaprovado por 48,3%. Trata-se da primeira vez em 2025 que a aprovação de Lula supera a desaprovação.

Em agosto, o cenário era oposto: a desaprovação era 51% e a aprovação 47,9%.

A tendência de melhora da popularidade de Lula é constatada também pelos índices de avaliação do governo medidos pela pesquisa AtlasIntel.

48% afirmam considerar o governo Lula "ruim ou péssimo", enquanto 46,2% avaliam como "ótimo ou bom". Apesar da avaliação negativa superar a positiva, o índice daqueles que consideram o governo regular é de 5,8%. Isto é, a maioria da população não avalia o governo como ruim ou péssimo.

Além disso, a análise da série temporal mostra que a avaliação negativa do governo vem caindo, enquanto a positiva vem subindo. Na última rodada, de agosto, aqueles que consideravam o governo ruim ou péssimo eram 51,2% e, agora, este índice caiu para 48%. Já a avaliação positiva subiu de 43,7% para 46,2%.

A pesquisa AtlasIntel também simulou cenários na disputa à presidência em 2026 e Lula lidera em todos eles, contra todos os possíveis candidatos, tanto em primeiro quanto em segundo turno.

Em um primeiro turno hipotético com Jair Bolsonaro, que está inelegível e será preso por tentativa de golpe de Estado, Lula aparece na liderança com 48,1% das intenções de voto, contra 42,1% do ex-presidente.

Em outra simulação, desta vez com o governador de São Paulo Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) como o candidato da extrema direita, Lula também venceria com facilidade, segundo a AtlasIntel. O presidente chega a 48,2% das intenções de voto, enquanto Tarcísio não passa dos 30,4%;

Em um cenário com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e governadores de direita – Romeu Zema (Minas Gerais), Ratinho Jr (Paraná) e Ronaldo Caiado (Goiás), Lula também supera todos e marca 50,2% das intenções de voto.

A pesquisa AtlasIntel revela ainda que Lula venceria qualquer candidato em um eventual segundo turno. Veja abaixo as simulações:


Postar um comentário

0 Comentários