Ultimas Noticias

6/recent/ticker-posts

Reconvale Noticias : Davi Alcolumbre confirma favoritismo e se elege presidente do Senado pela segunda vez





O senador Davi Alcolumbre (União-AP) foi eleito neste sábado (1º) presidente do Senado Federal para o biênio 2025-2027 com 73 votos dos 81 senadores. Em uma disputa que contou com a participação de Marcos do Val (Podemos-ES), Eduardo Girão (Novo-CE), Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) e Soraya Thronicke (Podemos-MS), Alcolumbre confirmou o favoritismo e obteve xx votos, garantindo sua vitória no primeiro turno.
Com a eleição, ele sucede Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e reassume o comando da Casa, cargo que ocupou anteriormente entre 2019 e 2021. Durante seu primeiro mandato como presidente do Senado, Alcolumbre conduziu tramitação de pautas econômicas, como a reforma da Previdência, além de coordenar medidas emergenciais em meio à pandemia de Covid-19.
Agora, Alcolumbre retorna ao comando da Casa com apoio de uma ampla coalizão, incluindo parlamentares tanto da base do governo Lula quanto da oposição. Como presidente do Senado, ele também assume a presidência do Congresso Nacional, função que lhe confere a prerrogativa de definir a pauta de votações, conduzir sessões conjuntas com a Câmara dos Deputados e deliberar sobre pedidos de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Quem é Davi Alcolumbre

Davi Alcolumbre, 46 anos, é senador pelo Amapá desde 2015 e filiado ao União Brasil. Antes de chegar ao Senado, foi vereador em Macapá e deputado federal por três mandatos (2003-2015). Em 2019, tornou-se presidente do Senado, derrotando Renan Calheiros (MDB-AL) em uma eleição marcada por disputas internas e contestação sobre a validade dos votos.

Durante sua gestão (2019-2021), Alcolumbre atuou na articulação de reformas econômicas e na liberação de recursos emergenciais na pandemia de Covid-19. Sua condução da Casa foi criticada por concentrar decisões e por dificuldades na tramitação de propostas no segundo ano do mandato.

Após deixar a presidência, Alcolumbre manteve influência nos bastidores, presidindo a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), considerado o colegiado mais importante do Senado.

Postar um comentário

0 Comentários