Uma nova frente fria avança pela Bahia e promete dias chuvosos em diversas regiões do estado. Desde domingo (5), cidades no Extremo-Oeste, Sul, Norte e Vale do São Francisco já começaram a sentir os efeitos do fenômeno, que deve se expandir para outras áreas ao longo da semana.
Em Salvador, as chuvas mais intensas estão previstas para o final de semana, conforme informou Cláudia Valéria, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A responsável por essas condições climáticas é a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), uma extensa faixa de nuvens que costuma atuar na região durante o verão. A ZCAS, que pode durar de quatro a dez dias, combina a presença de uma frente fria com outros sistemas atmosféricos, trazendo chuvas fortes, trovoadas e rajadas de vento.
A segunda-feira (6) chega com alertas importantes: há riscos de cortes de energia, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas, especialmente no Sul e Centro-Sul do estado. Entre os municípios já impactados estão Teixeira de Freitas, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Irecê, Luís Eduardo Magalhães, Porto Seguro, Prado e Vitória da Conquista.
Recomendações importantes:
- Durante rajadas de vento, evite abrigar-se sob árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas.
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.
- Fique atento aos alertas meteorológicos e priorize a segurança em áreas sujeitas a alagamentos.
Acompanhe as atualizações e prepare-se para enfrentar o mau tempo com cuidado e atenção.
0 Comentários