Um grupo formado por cinco turistas passou por momentos de tensão na segunda-feira (31). Eles foram surpreendidos pelo fenômeno chamado de cabeça d’água, enquanto faziam uma trilha em Alto Paraíso de Goiás, na Chapada dos Veadeiros.
Em um vídeo que circula nas redes sociais é possível ver o momento em que os amigos lutam contra as águas para não serem arrastados pelas correntezas. A cabeça d’água é uma enchente que acontece de forma repentina e exclusivamente em rios e cachoeiras, causada por uma sobrecarga de chuva que desce da cabeceira
A servidora pública Lana Guedes, de 43 anos, relatou que estava acompanhada de sua filha de 16 anos, do pai da menina e de um casal de amigos em um hotel fazenda com trilhas e cachoeiras. Embora não tenham sofrido fraturas, todos ficaram com escoriações e luxações.
Lana afirmou que, apesar de o hotel ter proibido banhos nas cachoeiras, eles foram autorizados a fazer a trilha, sem serem alertados sobre os riscos de enxurradas ou cabeças d’água. Ela criticou a falta de informações e medidas de segurança, como cordas, placas de alerta e brigadistas.
“Não nos informaram do risco. Não tinha corda, placas de risco de alagamento e zero brigadistas”, escreveu a mulher. Procurada, a pousada não deu seu posicionamento.
0 Comentários