A Capela de São Pedro, na cidade de Lucerna, na Suíça, resolveu substituir o padre e adotar um avatar de inteligência artificial de Jesus Cristo para atuar no confessionário.
Em entrevista ao jornal inglês The Guardian', o teólogo Marco Schmid disse que a ideia era ver e entender como as pessoas reagem a um Jesus de IA. "Sobre o que eles conversariam com ele? Haveria interesse em falar com ele? Provavelmente somos pioneiros nisso", afirmou.
Nomeado de “Deus in machina”, o projeto foi iniciado em agosto. Schmid e pesquisadores da Universidade de Lucerna trabalharam com textos bíblicos e teológicos para treinar a IA. Há uma tela do outro lado do confessionário e os fiéis conseguem ver o Jesus de IA respondendo às perguntas e dando conselhos. É possível optar por mais de 100 idiomas.
Mais de mil pessoas já interagiram com a inteligência artificial em cerca de dois meses de atuação da tecnologia e cerca de 70% dos usuários afirmaram ter vivido uma “experiência espiritual”. “Podemos dizer que eles tiveram um momento religiosamente positivo com esse Jesus de IA. Para mim, isso foi surpreendente“, avalia o teólogo. Outros afirmaram que a figura traz respostas superficiais e é difícil de manter uma conversa além do básico.
0 Comentários