A jovem indígena Geislane de Jesus Ramos Pankararé, de 21 anos, faleceu nesta segunda-feira, 25 de novembro, no Povoado Serrota, em Glória, Bahia. Segundo as primeiras informações, ela, que enfrentava problemas renais, sofreu um desmaio após se assustar com o barulho de um trovão. Geislane foi socorrida ao hospital Nair Alves de Souza/UPA em Paulo Afonso, mas, infelizmente, não resistiu. No entanto, a causa oficial da morte ainda não foi divulgada. Geislane, pertencente ao povo indígena Pankararé, era uma jovem cheia de sonhos e conquistas. Formada em técnico de enfermagem, cursava Licenciatura Intercultural Indígena na UNEB e sonhava em fazer Medicina para ajudar sua comunidade. Ela também pensava em cursar Direito para defender os direitos do seu povo. Além de sua dedicação acadêmica, Geislane participava ativamente do projeto Cunhataí Ikhã, da Associação Nacional de Ação Indigenista (Anaí), onde se destacou pela inteligência e liderança. Durante as eleições de 2022, foi fiscal de urna em sua comunidade e desempenhou papel importante ao incentivar outras jovens a tirarem seus primeiros títulos de eleitor.
Apaixonada por futebol, jogava no time feminino de sua comunidade, desafiando preconceitos e mostrando que o esporte é também das mulheres. Sua presença marcante e sua luta pelos direitos de sua comunidade deixaram um legado que inspira a todos que conviveram com ela.
Homenagens à Geislane Pankararé A morte precoce de Geislane comoveu toda a comunidade e gerou homenagens emocionantes. A Associação Nacional de Ação Indigenista (Anaí) e o projeto Cunhataí Ikhã lamentaram sua partida:
“Geislane foi uma das meninas do projeto Cunhataí Ikhã, uma das mais jovens do grupo, e sempre nos impressionou pela inteligência, rapidez de raciocínio e dedicação ao projeto e ao seu povo. Ela queria fazer tantas coisas! Que a força dos Encantados esteja com ela e com seus familiares nesse momento tão triste para todas e todos!”
O Campus Intercultural OPARÁ XXVI (UNEB) e o Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena (LICEEI) também emitiram nota de pesar:
“É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento prematuro de nossa aluna Geislane de Jesus Ramos Pankararé. Lamentamos imensamente esta fatalidade e transmitimos nossos mais sinceros sentimentos de pesar aos familiares, amigos, à turma e ao povo Pankararé.”
0 Comentários