O Banco Central (BC) comunicou nesta quinta-feira (15), em Brasília, o vazamento de dados pessoais relacionados a 8.032 chaves Pix de clientes do Banco BTG Pactual, devido a falhas pontuais nos sistemas da instituição. O incidente, que expôs informações cadastrais dos usuários entre 23 de julho e 5 de agosto deste ano, não envolveu dados sensíveis, como senhas ou informações sobre movimentações financeiras, conforme esclarecido pelo BC. As informações divulgadas incluem nome do usuário, CPF parcialmente oculto, instituição financeira, agência, número e tipo de conta.
As pessoas afetadas pelo vazamento serão informadas exclusivamente por meio do aplicativo ou internet banking do BTG Pactual. O Banco Central ressaltou que não serão utilizados outros meios de comunicação, como mensagens de aplicativos, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail, para notificar os usuários impactados. Além disso, foram iniciadas as ações necessárias para investigar detalhadamente o ocorrido, e as medidas cabíveis, conforme a regulação vigente, serão aplicadas.
Este incidente é o oitavo registrado em 2023 envolvendo vazamento de dados em instituições financeiras. O BTG Pactual, em nota oficial, afirmou que as consultas que resultaram na exposição dos dados foram realizadas a partir de números de CPF obtidos fora do sistema do banco, limitando-se apenas à visualização de dados de agência e conta corrente vinculados a esses CPFs. O banco garantiu que o acesso a essas informações foi imediatamente restrito e reforçou seu compromisso com a segurança das informações dos clientes.
0 Comentários