Na tarde desta sexta-feira, 10 de maio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do governador Jerônimo Rodrigues e dos ministros Rui Costa (Casa Civil), Nísia Trindade (Saúde) e Camilo Santana (Educação), inaugurou em Teixeira de Freitas, o Núcleo Pedagógico do Campus Paulo Freire da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e o Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB).
E durante o seu discurso na inauguração da unidade de saúde, que promete ser referência na região, Lula subiu o tom e criticou o prefeito do município, Marcelo Belitardo (UB), por não se fazer presente no ato. ““Eu não o conheço e nem a que partido pertence. Não sei se ele é baixo, alto, preto, branco, gordo ou magro. Só quero dizer: é uma falta de respeito do prefeito não estar aqui na inauguração agradecendo ao governador por ter feito o hospital”, disse Lula. Assista vídeo da Itatiais.
Ainda durante o seu pronunciamento acompanhado de perto por deputados federais, estaduais, prefeitos e outras lideranças políticas de vários municípios da região, Lula destacou que o Partido dos Trabalhadores (PT), não inaugura obras e faz investimentos somente em municípios de aliados e sim, olhando nas necessidades da população. “O prefeito deveria estar aqui, me agradecendo pela Universidade Federal e agradecendo o govenador Jerônimo por investir R$ 200 milhões no Hospital”, completou.
Até aliados do gestor municipal que estavam na inauguração não entenderam a ausência de Belitardo, já que tanto a UFSB, quando o HECB, representam importantes avanços no ensino superior e na saúde pública de Teixeira de Freitas e dos demais municípios do extremo sul. Bem diferente de agora, em 2021, Marcelo Belitardo recebeu o ex-presidente Bolsonaro com festa.
Hospital Com capacidade para atender 23 mil pacientes por mês, o Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB), conta com 216 leitos, sendo 30 de UTI adulto e pediátrica. Dispõe de um avançado centro de bioimagem, equipado com ressonância magnética e tomografia computadorizada, assim como ultrassonografia, mamografia, eletroencefalograma (EEG), eletrocardiograma (ECG), endoscopia e raio-x. Completam a estrutura, sete salas cirúrgicas e instalações para hemodinâmica.
0 Comentários