Uma comitiva do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) realizou uma visita técnica ao Memorial Anna Nery, em Cachoeira-BA, para verificar as condições de preservação do acervo e de funcionamento do local.
A edificação em que fica o memorial foi a residência de Anna Nery. É um monumento tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural (Iphan). “Além de uniformes, móveis e utensílios da época, o memorial guarda as cinzas da nossa patrona, a quem reservamos a mais profunda gratidão e respeito”, destaca o presidente do Cofen, Manoel Neri.O prédio histórico foi cedido em regime de comodato por 20 anos pela Prefeitura de Cachoeira ao Coren-BA, que mantém uma subseção em funcionamento no local e é responsável pelo funcionamento do espaço.
Em audiência com a prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga (PT-BA), a comitiva do Cofen e do Coren-BA discutiu a adoção de medidas para garantir preservação do acervo e a restauração do prédio histórico que guarda a memória de Anna Nery, reconhecida internacionalmente como a primeira enfermeira do Brasil.
“O futuro da nossa profissão passa pela preservação da nossa memória. Portanto, o Cofen fará tudo o que está ao nosso alcance para dar à Anna Nery um espaço à altura de seu legado”, finaliza Manoel Neri.
0 Comentários