Barreiras está entre as 18 cidades baianas apontadas como tendo “alto potencial para se tornar centro logístico no estado”. O estudo, divulgado recentemente pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), complementa o Plano Estratégico Ferroviário do Estado da Bahia, desenvolvido pela Fundação Dom Cabral (FDC) por iniciativa da SEI. O trabalho mapeia 18 municípios baianos com altíssimo potencial para se tornarem centros logísticos e ampliarem a geração de emprego e renda em seus territórios.
A análise por aglomerados logísticos destaca o potencial de Barreiras e foi elaborada a partir de indicadores de fluxos, cargas e diversidade de estabelecimentos logísticos. O Plano Estratégico Ferroviário do Estado da Bahia sugere diversas e importantes alterações na malha ferroviária baiana e também apresenta a análise logística atual de grandes produtos da pauta de importação e exportação, como soja, milho, contêineres e fertilizantes. Por exemplo, mostra que o algodão produzido no Oeste da Bahia tem 95% de sua carga escoada pelo Porto de Santos e apenas 4% por Salvador.
“A localização de Barreiras é estratégica. Além de ser a Capital do Oeste, com oferta de serviços em áreas como educação e saúde para toda a região, é um importante entroncamento rodoviário com uma atividade logística expressiva. O poder público municipal tem buscado acompanhar esse desenvolvimento com investimentos constantes em infraestrutura que promovem a intensa atividade econômica. Aliada aos constantes investimentos tanto na sede como na zona rural, a exemplo da construção de ponte e melhorias da malha viária, fundamentais para o escoamento da produção agrícola”, destaca o prefeito
0 Comentários