Ultimas Noticias

6/recent/ticker-posts

Enquete

Alerta: nova onda de calor sufocante deve atingir o Brasil entre 11 e 15 de março | Reconvale Noticias

 


O Brasil se prepara para mais uma onda de calor em 2024, a terceira do ano. Com o evento climático, que deve acontecer entre os dias 11 e 15 de março, as temperaturas podem ficar até 5ºC graus acima da média em algumas regiões do país.

Segundo a Climatempo, o ar quente ganha força no Chaco Paraguaio – região semiárida do país vizinho – e no norte da Argentina ao longo desta semana. Um sistema de alta pressão nos níveis médios da atmosfera favorece a manutenção do ar quente, e dificulta a formação de nuvens carregadas, mantendo o clima seco e com aquecimento gradual.

No sul do país, em Mato Grosso do Sul, parte sul de Mato Grosso, triângulo mineiro, sul do Rio de Janeiro e grande parte de São Paulo, os termômetros podem registrar temperaturas entre 3ºC e 5ºC graus acima da média, que não se caracteriza necessariamente como uma onda de calor, mas exibe características.

onda de calor acontece na região oeste do sul do Brasil, sudoeste do Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo, onde as temperaturas devem superar os 5ºC acima da média. Para a Organização Meteorológica Mundial, uma onda de calor se configura quando as temperaturas permanecem acima de 5ºC acima da média por cinco dias consecutivos.

Durante a onda de calor, é importante manter alguns cuidados como manter-se hidratado e evitar longos períodos de exposição ao sol das 10h às 16h. Também é recomendável que se use roupas mais leves e faça aplicação de protetor solar regularmente. Em casos de exaustão e insolação, com náuseas e tontura, é necessário a procura de atendimento médico.

Chegada do outono

O mês de março marca a transição do verão para o outono no hemisfério sul com o equinócio de outono. Nessa época, os raios solares incidem de forma mais direta sobre a Linha do Equador por conta de uma inclinação no eixo da Terra em relação ao sol. Durante o fenômeno, os hemisférios Norte e Sul recebem a mesma quantidade de radiação solar.

Isso acontece porque a quantidade de radiação solar recebida em uma determinada área da superfície terrestre é reduzida, por conta da angulação dos raios solares em relação à superfície. A consequência do fenômeno é a diminuição gradual da temperatura, marcando a chegada do outono. Em 2024, o equinócio de outono acontece no dia 20 de março.


Postar um comentário

0 Comentários