Ultimas Noticias

6/recent/ticker-posts

Enquete

Ano de 2024 começa com previsão de chuva para toda a Bahia




Se for sair, leve um guarda-chuva. Na Bahia, o ano de 2024 já começa com previsão de fortes chuvas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta vale para as regiões sul, centro sul, vale são-franciscano, centro norte e oeste do estado.
Em Barreiras, uma das cidades do oeste, a expectativa é de pancadas de chuva já nesta segunda-feira (1º), com raios, trovoadas e ventania. Os ventos podem chegar a 60 km/h.
O extremo sul, onde diversos famosos curtiram festas de Réveillon nos últimos dias, também deve ser afetado com chuva ao longo da semana.
Já na capital baiana, o maior volume de chuva é esperado entre quarta (3) e quinta-feira (4). Conforme acrescenta a Defesa Civil de Salvador (Codesal), a média estimada é de 20 a 40 mm/dia. Há risco de alagamentos e deslizamentos de terra.
Esse aumento do índice pluviométrico é justificado pela ocorrência de alguns dos principais sistemas meteorológicos típicos do verão neste mês de janeiro.
De acordo com o Inmet, trata-se da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), do cavado do Nordeste/ Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e da formação de uma provável Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). O fenômeno impacta ainda os outros oito estados do Nordeste do Brasil. //g1

Postar um comentário

0 Comentários