Ultimas Noticias

6/recent/ticker-posts

Enquete

BAHIA: Defesa Civil faz importante alerta para temporais no Sul do estado

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu, nesta segunda-feira (18), através do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um aviso de acumulado de chuva com grau de severidade de perigo no centro-leste e sul da Bahia, incluindo a região do Recôncavo baiano. Os acumulados podem chegar a 100mm nos próximos dias, com ameaças de corte de energia elétrica, queda de galhos, enxurradas e alagamentos.
Também foi comunicado pelo órgão, que entre os dias 22 e 24 de dezembro, há previsão de pancadas de chuva pontuais com menores acumulados previstos. Neste momento, todo o Sistema de Proteção e Defesa Civil da Bahia está em alerta, reforçando a atenção aos municípios que estão na mancha de chuvas intensas. Segundo Cemaden, na faixa leste, entre Teixeira de Freitas e Salvador, considerando a previsão meteorológica, o risco de ocorrência de eventos hidrológicos de inundação é de nível baixo, pois os principais rios desta região estão dentro da calha.
Alguns destes rios são: Peruípe, Jucuruçu, Buranhém, Jequitinhonha, Cachoeira, Rio de Contas, Jaguaripe, entre outros menores. Entretanto, caso ocorram chuvas em forma de pancadas fortes, com acumulados pontualmente altos, em cidades como Salvador, não se descarta a possibilidade de ocorrência de enxurradas, inundações pontuais dos córregos canalizados em áreas urbanas, extravasamento dos canais de drenagem e alagamentos temporários de áreas rebaixadas, com destaque para os Riachos Mangabeira e Cachoeirinha em Salvador/BA que estão canalizados.

Postar um comentário

0 Comentários