Os tremores de terra voltam a acontecer na Bahia e, mais uma vez , a cidade de Jaguarari, no norte do estado, está entre os locais com registros nesta terça-feira (14). Um tremor de terra também foi registrado no oceano atlântico sul, a 246 km da costa leste de Ilhéus, no sul da Bahia.Tremor de terra também foi registrado no oceano atlântico sul, a 246 km da costa leste de Ilhéus.
Os dois eventos aconteceram durante a madrugada desta terça. Em Jaguarari, o tremor aconteceu às 4h08, com magnitude preliminar calculada em 1.6 mR. Já em Ilhéus, o sismo foi por volta das 00h38, com magnitude de 2.9 mR.
Segundo o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), apesar de ter acontecido no mar, o tremor de terra não apresenta risco de tsunami para os estados do nordeste.
ReincidênciaMunicípio possui um histórico de reincidência deste tipo de ocorrência.
Apenas no mês de novembro, a cidade de Jaguarari já registrou quatro tremores de terra. O município possui um histórico de reincidência deste tipo de ocorrência, que já foram registrados também em agosto e outubro. Confira abaixo o histórico de registros em Jaguarari, neste mês:
2 de novembro, magnitude calculada em 1.6 mR
8 de novembro, magnitude preliminar calculada em 1.7 mR
9 de novembro, magnitude preliminar calculada em 1.8 mR
14 de novembro, magnitude preliminar calculada em 1.6 mR
Outras cidades do norte da Bahia, como Curaçá, Irecê, Lapão, Laje, Candeal e Tanque Novo também já registraram tremores de terra. Em setembro de 2023, os moradores de Tanque Novo relataram paredes rachadas e objetos quebrados após um sismo com magnitude preliminar calculada em 3.2 mR.
Entretanto, este tipo de relato não é comum e, em sua maioria, esses eventos não são percebidos pelas populações locais.
0 Comentários