Fonte muito próxima ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva assegurou ao Brasil 247 que ele está 99% decidido a nomear o procurador Paulo Gonet para a Procuradoria Geral da República.
Gonet, que é o vice-procurador-geral eleitoral, responsável pela relação com o TSE e questões eleitorais, tem apoio dos ministros do STF Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes e foi o primeiro entre os cotados a ser entrevistado por Lula, ainda em setembro.
Depois Lula teve contatos pessoais com os procuradores Antonio Carlos Bigonha, Augusto Santos, Carlos Frederico e Aurelio Rios.
Entre outras variáveis que vem considerando na indicação, Lula tem avaliado as chances de aprovação do nome pelo Senado e os compromissos garantistas dos candidatos.
Segundo a fonte ouvida, Lula pode resolver a mais demorada escolha de um Procurador-Geral até amanhã ou no máximo até a semana que vem. O tempo se estreitou porque há muitas matérias de interesse do Governo no Senado, além da LDO e do Orçamento 2024, estes de competência bicameral. Uma não aprovação este ano levaria o assunto para fevereiro e Lula não quer começar o ano novo sem o Procurador-Geral definitivo.
0 Comentários