O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou o senador Cid Gomes (PDT) a se filiar ao Partido dos Trabalhadores. O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou nesta sexta-feira (17) que recebeu do chefe de Estado o pedido para fazer o convite ao parlamentar. "Eu estive com o presidente Lula essa semana e ele me pediu para fazer o convite ao senador Cid, que as portas do partido estão abertas caso ele queira se filiar ao PT", afirmou o titular do MEC após evento no Ceará, onde foi governador.
O chefe do Executivo federal fez o convite em um contexto de alinhamento do PDT com o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), e possíveis alianças com o Partido dos Trabalhadores nas eleições municipais de 2024.
O senador Cid Gomes defende a aliança com o chefe do Executivo cearense. Irmão do parlamentar, o ex-ministro Ciro Gomes e o presidente nacional da legenda pedetista, André Figueiredo, querem que o partido mantenha uma postura de independência em relação ao governo do PT.
Durante a última campanha presidencial, Ciro foi um dos principais opositores de Lula. Nacionalmente, os dois partidos são aliados. O presidente licenciado do PDT, Carlos Lupi, é ministro da Previdência do governo federal.
0 Comentários