Ultimas Noticias

6/recent/ticker-posts

Dino diz que legalização das drogas é pauta do Congresso, não do Executivo | Reconvale Noticias



                              Flávio Dino (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), foi perguntado durante entrevista exclusiva à TV 247 sobre a ineficácia da chamada "guerra às drogas" e afirmou que não é papel do governo federal legislar sobre a legalização dessas substâncias.

Hoje, explicou, o papel do governo é 'prevenir o uso abusivo e reprimir o tráfico'. Por outro lado, Dino reconheceu a importância de avançar neste debate, principalmente à luz de experiências de países que já legalizaram o uso de determinadas drogas. "Nós temos várias experiências. Temos que olhar todas. O Supremo Tribunal Federal está julgando isso, no Congresso também tem debates. O que nós fazemos hoje é uma política sobre drogas que busca prevenir o uso abusivo, busca orientar, busca articular ações repressivas contra o tráfico transnacional e internacional, porque isso significa capitalizar organizações criminosas para a perpetração de outros crimes. E acompanhamos o debate que há em relação a isso no mundo".

"Nós vimos recentemente que nos Estados Unidos há um crescimento do abuso de drogas com novas substâncias, fentanil e outras. E isso é muito deletério. E eu, particularmente, acho que uma sociedade que se estrutura a partir do uso abusivo de drogas - e me refiro desde o álcool até essas drogas de última geração - não é uma sociedade saudável. Tem pessoas morrendo no meio da rua. Então temos que fazer sempre uma análise cuidadosa. O Supremo está fazendo isso e o próprio Congresso Nacional. Isso é uma questão de lei, e não é o poder Executivo que muda as leis no Brasil. Estamos concentrados nessa dimensão da narcomilícia, do tráfico internacional, porque as outras esferas não cabem ao governo federal enquanto Poder Executivo”, concluiu.


Postar um comentário

0 Comentários