Ultimas Noticias

6/recent/ticker-posts

CORTE DO BOLSA FAMÍLIA AGOSTO: LISTA COM BENEFICIÁRIOS APTOS A RECEBER E OS BLOQUEADOS | Reconvale Noticias


O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) confirmou que mais um grupo de segurados terá o repasse do Bolsa Família suspenso em agosto. O motivo é o pente-fino do Cadastro Único (CadÚnico), que busca encontrar famílias com irregularidades cadastrais, mas que continuam recebendo o benefício. Com o bloqueio, as famílias são obrigadas a realizar a averiguação cadastral, comprovando a necessidade de recebimento dos benefícios.
Os segurados bloqueados foram notificados por meio do aplicativo do Bolsa Família ou do Caixa Tem. Isso significa que as famílias que não foram notificadas quanto ao bloqueio seguirão recebendo normalmente o repasse no mês de agosto.
Os segurados bloqueados deverão ir ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para realizar a averiguação cadastral. Segundo o MDS, o prazo para atualizar os dados é de 60 dias após o bloqueio. Passado esse período, o segurado deve ser desligado do Cadastro Único, causando a suspensão definitiva do pagamento dos benefícios sociais como o Bolsa Família.
Mas é importante informar que os segurados que conseguirem realizar o recadastramento dentro do prazo estipulado terão o cadastro desbloqueado e voltarão a receber os benefícios sociais. Os segurados do Bolsa Família ainda poderão receber as parcelas retroativas do programa, que ficaram suspensas durante o bloqueio do CadÚnico.
Os segurados que tiverem parcelas retroativas para receber precisarão ir a uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF) para realizar o saque. É importante informar que o saque só poderá ser feito nas agências da CAIXA, mediante a apresentação de um documento original com foto. Além disso, a instituição financeira deve liberar um calendário específico para esse repasse.
Bloqueio das Regras Condicionais do Bolsa Família
O MDS também afirmou que as Regras Condicionais do Bolsa Família voltarão a causar bloqueios no mês de agosto. Neste caso, a suspensão do pagamento deve durar dois meses, e o desbloqueio será feito automaticamente, caso o segurado volte a cumprir com os critérios condicionais do programa de transferência de renda.
As regras condicionais visam garantir direitos importantes para crianças e adolescentes. Elas já faziam parte do programa original, mas foram suspensas durante a vigência do Auxílio Brasil. Com o retorno do Bolsa Família, as regras também voltaram a ser cobradas, e o descumprimento pode levar ao bloqueio ou cancelamento do benefício. Sendo assim, mantenha seu repasse em dia cumprindo as seguintes regras:
O responsável deve manter as crianças de 4 a 5 anos com frequência escolar mínima de 60%;
O responsável deve manter as crianças e adolescentes de 6 a 18 anos com frequência escolar mínima de 75%;
Acompanhamento nutricional (peso e altura) das crianças de até seis anos;
O responsável deve manter a carteira de vacinação da família inteira atualizada;
Gestantes devem fazer o acompanhamento pré-natal.
Calendário do Bolsa Família de agosto
A Caixa Econômica Federal confirmou o pagamento da oitava parcela do Bolsa Família, apesar dos bloqueios iminentes para algumas famílias. O repasse seguirá sendo feito nos últimos dez dias úteis do mês, seguindo o calendário escalonado de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do Responsável Familiar.
De acordo com o calendário, o pagamento começa nesta sexta-feira (18), com o pagamento para os beneficiários com o NIS de final 1, e termina no dia 31 do mesmo mês, com o repasse para os segurados com o NIS de final 0. Sendo assim, confira o calendário completo do Bolsa Família do mês de agosto a seguir:
NIS de final 1: dia 18 de agosto;
NIS de final 2: dia 21 de agosto (Antecipado para o sábado, 19);
NIS de final 3: dia 22 de agosto;
NIS de final 4: dia 23 de agosto;
NIS de final 5: dia 24 de agosto;
NIS de final 6: dia 25 de agosto;
NIS de final 7: dia 28 de agosto (Antecipado para o sábado, 26);
NIS de final 8: dia 29 de agosto;
NIS de final 9: dia 30 de agosto;
NIS de final 0: dia 21 de agosto.

Postar um comentário

0 Comentários