Ultimas Noticias

6/recent/ticker-posts

COMUNICADO IMPORTANTE PARA TODAS AS MÃES SOLO DO BOLSA FAMÍLIA | Reconvale Noticias




O novo Programa Bolsa Família atende atualmente a pouco mais de 20 milhões de famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, e que justamente por isso se inscreveram no Cadastro Único (CadÚnico) para receber o benefício do programa. Dentre essas famílias, boa parte é chefiada por mães solo, que são mulheres solteiras que criam seus filhos sozinhas.
Contudo, a partir desse mês de agosto, é muito importante que essas mulheres chefes de família procurem atualizar suas informações cadastrais que estão no CadÚnico para evitar o bloqueio do benefício, onde a família fica por pelo menos dois meses sem receber, ou até mesmo o cancelamento, onde a família perde de vez o direito de receber o benefício.
Comunicado importante para Mães Solo do Bolsa Família
Isso é necessário porque o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que administra o novo Programa Bolsa Família, verificou dados preliminares do Censo Demográfico realizado no ano passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) que apontaram divergências no número de famílias chefiadas por mulheres no país e no programa.
Segundo esses dados, há mais famílias com essa característica específica na folha de pagamentos do novo programa de transferência de renda do que pode ser conferido em visitas as residências de famílias vulneráveis, que são o público-alvo do programa. Isso indica que uma parte das famílias chefiadas por mulheres que recebem o Bolsa Família podem ser falsas.
Há duas hipóteses que podem explicar essa situação. No primeiro caso, tratam-se de mulheres que moram com companheiros com os quais não são casadas oficialmente ou com parentes, mas deixam de declarar isso de propósito por medo de perderem o benefício. Já no segundo caso, trata-se de desconhecimento das regras, e o erro poderia ser por engano.
Isso porque, segundo as regras do Bolsa Família, são considerados do mesmos grupo familiar todas as pessoas que moram juntas e dividem as despesas da casa, ainda que não sejam parentes, ainda que sejam companheiros com os quais não são casados oficialmente, e ainda que se tratem de outras famílias vivendo na mesma casa. Ou seja, todas as pessoas que moram na mesma residencia precisam ser declaradas.
Portanto, a partir de agosto, o Ministério do Desenvolvimento Social irá verificar os dados cadastrais de cada uma das famílias chefiadas por mães solo que recebam o benefício mensal do programa social, e se forem encontradas suspeitas de irregularidades, a família será bloqueada e até cancelada se não resolver o problema. Portanto, é muito importante que essas famílias corrijam seus dados antes disso e declarem todos que moram na mesma casa.
Bolsa Família agosto
Por fim, vale destacar que, apesar das movimentações do governo para retirar famílias irregulares do programa, os pagamentos do Bolsa Família seguem acontecendo normalmente. Os valores começaram a ser liberados na última sexta-feira (18) e seguirão sendo depositados nas contas das famílias até o dia 31, segundo as datas abaixo:
NIS de final 1 – depósito na conta em 18 de agosto;
NIS de final 2 – depósito na conta em 21 de agosto (valores serão disponibilizados no sábado, dia 19/08);
NIS de final 3 – depósito na conta em 22 de agosto;
NIS de final 4 – depósito na conta em 23 de agosto;
NIS de final 5 – depósito na conta em 24 de agosto;
NIS de final 6 – depósito na conta em 25 de agosto;
NIS de final 7 – depósito na conta em 28 de agosto (valores serão disponibilizados no sábado, dia 26/08);
NIS de final 8 – depósito na conta em 29 de agosto;
NIS de final 9 – depósito na conta em 30 de agosto;
NIS de final 0 – depósito na conta em 31 de agosto.

Postar um comentário

0 Comentários