Todos os anos, milhares de estudantes que querem entrar no ensino superior se inscrevem para participar de algum processo seletivo. Dentre eles, o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um dos que pode conceder a chance de ir à faculdade aos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Caso você queira saber um pouco mais sobre como ele funciona e de que forma aproveitar o restante do período de inscrição, continue acompanhando a matéria a seguir e fique por dentro dos detalhes!
Como o FIES funciona?
Em síntese, o FIES é um programa oficial do Ministério da Educação (MEC) que visa auxiliar os estudantes interessados em cursar o ensino superior a ingressarem em universidades particulares. Para isso, ele oferece a possibilidade de um financiamento estudantil, de forma que os alunos que não conseguem pagar imediatamente seus estudos tenham uma assistência.
Conforme informações do MEC, atualmente o FIES oferece 77.867 vagas em todo o país, sendo que 1.265 instituições particulares participaram da edição deste ano. Para participar, entretanto, é importante corresponder às exigências do programa, que incluem renda máxima de três salários mínimos e participação no Enem a partir de 2010. Outro ponto importante é não ter tirado zero na redação.
Inscrições para o segundo semestre
Ademais, nesta terça-feira (11/07), o MEC divulgou o resultado da segunda edição do FIES deste ano, então os candidatos que se inscreveram entre os dias 04 e 07 de julho já podem conferir se foram aprovados. Para isso, basta acessar o site oficial do FIES (https://acessounico.mec.gov.br/fies) e clicar em “Resultado”, fazendo login com suas informações do Gov.br.
Em seguida, é importante realizar a complementação de inscrição, que deve ocorrer entre os dias 12 e 14 de julho. Em suma, ela é necessária para que os interessados consigam acessar o ensino superior com auxílio do programa. Todo o procedimento ocorre de forma online, através da página oficial.
Dessa forma, após completar a inscrição para contratar o financiamento, o aluno tem até cinco dias úteis para validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição que escolheu. Para isso, deve-se levar os documentos solicitados pessoalmente ao local, a não ser que a unidade permita a entrega digital.
Por fim, o candidato precisará validar suas informações com um agente financeiro em até dez dias, que passam a ser contados a partir do terceiro dia útil após a validação da CPSA.
Vale destacar que embora o FIES realize apenas uma chamada regular, ainda há universidades que buscam por alunos para montar filas de espera. Dessa forma, é sempre importante ficar de olho para saber se você ainda tem chance de passar, caso não tenha acontecido. A saber, a inscrição nessas listas ocorre de forma automática. Conforme o cronograma, a pré-seleção da lista de espera pode acontecer entre os dias 18 e julho e 29 de agosto.
Fonte : Pronatec
0 Comentários