Ultimas Noticias

6/recent/ticker-posts

Enquete

Notícia do raio que matou foliões durante o carnaval é mentira veja o vide





Está circulando em vários grupos de whatsapp e mídias sociais como facebook e instagram um vídeo onde um raio cai e atinge a multidão durante uma festa de carnaval de rua este ano no Brasil. A tragédia que teria ocorrido em Aracaju (SE), Recife (PE) ou Rio de Janeiro, vitimou cerca de 20 pessoas e deixou mais de 50 feridos. Na gravação, aparece o momento em que o raio cai sobre uma residência e propaga para um trio elétrico.

O site Baixada Cuiabana investigou sobre o caso e não encontrou notícias oficiais nas principais fontes. Ao consultar o site especialista em desmentir notícias como essas, o ‘Boatos.org‘, surgiu o melhor esclarecimento. O vídeo é verdadeiro, bem como as mortes e a tragédia, no entanto, a afirmação de que ocorreu no carnaval de 2023 é falsa.


Confira o que publicou nesta terça-feira (21), o site Boatos.org:


O vídeo mostra um trio elétrico se apresentando e sendo interrompido por um grande estrondo e clarão. Em seguida, o vídeo mostra diversas pessoas caídas e inconscientes. Junto ao vídeo, há mensagens que apontam que o vídeo é de 2023 (há versões que falam em Aracaju, em Recife e no Rio de Janeiro) e que o acidente teria sido causado por um raio. Leia algumas das mensagens que estão circulando online:

Versão 1: Um raio dos céus aparece do nada e mata vários foliões no carnaval!! Versão 2: Tempos difíceis e ainda há pessoas que procuram? Prá quem gosta de ir pro carnaval debaixo de chuva….olha só. Um raio atingiu uns foliões Versão 3: Um fato aconteceu no Carnaval do Rio de Janeiro, um raio atingiu vários foliões. Veja Sem mais informações até o momento. Versão 4: Carnaval de Aracaju, raio atingiu várias pessoas.

O que não faltou foi gente se aproveitando do vídeo e das mensagens para falar em coisas como “fúria divina”, “castigo de Deus” e outras sandices que mostram que tem gente que precisa melhorar muito para ser ruim. Para piorar, os comentários são baseados em uma fake news.

O histórico recente de fake news sobre “coisas terríveis” que teriam ocorrido no Carnaval de 2023 (temos dois exemplos aqui e aqui) já nos deixa desconfiados da veracidade da informação. O fato das mensagens terem um caráter contraditório (afinal, foi onde que ocorreu) e ter características de fake news só piora o quadro.

Ao procurar por notícias sobre a tragédia (que viraria manchete em toda mídia do Brasil) nada encontramos. Ao buscar pelo vídeo, descobrimos que, assim como nos outros casos citados, a história em questão é falsa.

Na realidade, o vídeo é referente a uma tragédia que ocorreu em 2011 na cidade de Bandeira do Sul (em Minas Gerais). Na ocasião, um trio elétrico estava andando pela cidade quando serpentinas laminadas atingiram a rede elétrica. Um fio energizado atingiu o chão e vitimou foliões. Ao todo, 16 pessoas morreram e 55 ficaram feridas.

Resumindo: nem foi um raio, nem foi no Carnaval de 2023, tampouco foi em Aracaju ou Rio de Janeiro. A história que circula na internet e aponta para a tragédia neste ano é falsa e o vídeo utilizado é antigo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Postar um comentário

0 Comentários