Ultimas Noticias

6/recent/ticker-posts

Vitória de Lula leva a Bolsa de Valores de SP ao melhor índice pós-eleitoral desde 1994 | Reconvale Noticias



Após a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais no domingo (30), o dia seguinte ficou marcado como o melhor resultado do mercado financeiro desde 1994. O levantamento foi realizado pelo economista Bruno Imaizumi, da LCA Consultores, e indica a variação percentual de bolsa de valores e dólar no Brasil. Com informações do G1.
Na última segunda-feira (31), o Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, fechou em alta de 1,31%, a 116.037 pontos.
“Essa reação relativamente benigna dos mercados domésticos aos desenvolvimentos políticos está, em boa medida, associada às sinalizações de que o governo eleito no domingo está construindo alianças num arco amplo do espectro político”, diz Imaizumi.
“A escolha do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, para coordenar a equipe de transição, anunciada nesta terça-feira, reforça essa percepção”, afirma.
O economista também comparou os resultados dos pregões com o índice S&P 500, para checar a influência dos mercados externos. Apenas na eleição de Lula em 2006 e de 2022, o S&P deu resultado inverso ao Ibovespa.
Em 2006, o índice das 500 principais empresas norte-americanas subiu 0,04%, enquanto a bolsa brasileira caiu 1,09%. Já em 2022, o S&P registrou queda de 0,75%, com o Ibovespa marcando a alta de 1,31%.
“Parece ter sido um movimento totalmente interno mesmo. Vale notar, por exemplo, que no dia seguinte às eleições a nossa moeda registrou relevante valorização ante o dólar norte-americano, na contramão do comportamento observado pela maioria das divisas mundiais.”, diz o economista.
Imaizumi também testou a reação do real no “day after” das eleições presidenciais. Também em 2022 houve a melhor resposta da moeda brasileira frente ao dólar à vista, com queda de 2,21%. Apenas na primeira eleição de FHC houve resultado parecido do real, com queda de 0,47%.

Postar um comentário

0 Comentários