O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-RS), emitiu dois alertas de chuvas intensas envolvendo todo o território Baiano. Ambos tem validade até às 10h desta quinta-feira (3).
Dos 417 municípios da Bahia, 272 estão sobe alerta laranja, de “perigo”, com possibilidade de chuvas entre entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h). Também podem ocorrer incidência grande de descargas elétricas.
Nestas localidades, nas regiões Centro-Sul, Sul, Oeste e Vale São Franciscano, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Nos demais municípios, o alerta é amarelo, de “perigo potencial”, indicando possibilidade de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h). Este alerta envolve a Região Metropolitana de Salvador, o Recôncavo e o Nordeste do Estado.
As orientas conditas nos alertas são para que as pessoas evitem se abrigar ou deixar veículos estacionados debaixo de árvores, pois há risco de queda de galhos. Também é recomendado deixar equipamentos elétricos desconectados das tomadas em caso de ocorrer muitos raios.
Também estão sobe alerta laranja algumas cidades do Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Piauí, Roraima e Tocantins.
0 Comentários