Saiba como você pode ajudar as empresas a identificar seus pontos fortes e fracos para que possam melhorar a qualidade de seus produtos e serviços. O misterioso serviço de auditoria ao cliente – também conhecido como cliente oculto – oferece uma avaliação objetiva e independente do processo de atendimento ao cliente e da experiência real de compra que os funcionários da loja oferecem a seus clientes.
Para tal, auditores devidamente formados visitam todo o tipo de estabelecimentos, hotéis, restaurantes, concessionários automóveis, etc., como um cliente habitual, para identificar os principais pontos fortes a promover e, ao mesmo tempo, possíveis oportunidades de melhoria. Conheça através do texto como funciona essa função.

Oportunidade de ganhar dinheiro – Foto: Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br
A profissão de Cliente Oculto
Ser pago para fazer compras, sair de férias, testar tratamentos de beleza, comer em um bom restaurante. Parece um sonho, não? Você pode tirar proveito disso tornando-se um cliente oculto: uma maneira agradável de pagar os boletos enquanto descobre novos produtos e serviços e ajuda os empresários a melhorarem seus produtos e serviços.
Tornar-se um cliente oculto, basicamente, é fingir ser um cliente comum, mas na realidade observar e criticar para melhorar a qualidade de um serviço. Anonimamente, você vai a uma loja, restaurante, viagem, etc. como se fosse um cliente comum. Usa o produto ou serviço e opina sobre o que achou sobre a experiência. Tornar-se um cliente oculto significa participar da melhoria de um serviço e ser recompensado pela ajuda que prestou.
A sua missão é, portanto, observar com uma lupa os mínimos detalhes de um serviço ou loja, mantendo-se discreto para não ser descoberto e perder a naturalidade do contato. Porque esse é o objetivo: a equipe deve atendê-lo como faria com qualquer outro cliente, sem lhe dar um tratamento preferencial. Caso contrário, o teste seria tendencioso e sem valor.
Da educação do vendedor à arrumação das prateleiras, passando pela iluminação das cabines ou pelo funcionamento do secador de mãos nos banheiros, tudo é examinado com lupa pelo cliente oculto. Dependendo de seus hábitos de compra e do briefing fornecido pela plataforma a eles atribuída, o cliente oculto deve conseguir fazer certas perguntas ou provocar determinadas situações.
Ele deve estar atento a todos os pequenos detalhes, porque estes são os que interessam aos pesquisadores. Às vezes, ele é obrigado a tirar fotos ou vídeos para documentar sua análise. Mas a missão não para na visita. Em seguida, vem o que geralmente é a maior parte do trabalho: escrever um relatório detalhado incluindo todas as observações que você viu durante o experimento. Para ser um cliente oculto, é necessário senso de observação, análise e discrição!
0 Comentários