Ultimas Noticias

6/recent/ticker-posts

Enquete

BARREIRAS-BA: Homem perde quase 5 mil reais em golpe no PIX da Falsa Central de Atendimento BB


Um cidadão de 48 anos de idade, foi vítima de um golpe que lhe causou um prejuízo de quase R$ 5.000,00. O fato foi registrado na Delegacia de Polícia em Barreiras (Ba), na quarta-feira (03).
O golpe
De acordo com o registro, a vítima recebeu uma ligação com número de protocolo relatando que uma possível fraude estaria acontecendo em sua conta bancária, sendo então orientado a ligar para o 0800 do banco.
No momento que realizou a ligação, foi informado de tentativas de Pix em sua conta, e após a ligação foi-lhe enviado um protocolo para cancelamento. No entanto, a vítima constatou mais tarde que se tratava de uma fraude onde foi realizado um Pix de R$ 4.999,99 da conta.
Parte destes crimes é cometido utilizando o nome do Banco do Brasil (BB).
O BB lembra que várias ligações estão sendo realizadas a partir do número 4004-0001, que pertence à empresa. Além disso, o suposto atendente informa que existem problemas na conta da vítima, compras suspeitas ou que é necessário algum tipo de confirmação de dados.
E para dar mais credibilidade e enganar o cliente, os golpistas ainda utilizam gravações de menus automáticos que pedem que os números sejam digitados. Primeiro, o BB explica que não faz ligações para clientes a partir do 4004-0001, já que esse número é apenas receptivo (somente recebe ligações). Para conseguir simular as ligações, os golpistas utilizam aplicativos que “mascaram” o número de origem da ligação. Com esses softwares é possível escolher qual número aparecerá no visor de quem está recebendo a chamada. //Bbraga

Postar um comentário

0 Comentários