Brasil registra 76 casos de varíola dos macacos em sete estados | Reconvale Noticias


O Ministério da Saúde informou que, até este domingo, dia 03 de julho de 2022, 76 casos de varíola dos macacos — monkeypox — foram confirmados no Brasil. Ao todo, sete estados notificaram a infecção: um no Distrito Federal, um no Rio Grande do Norte, dois em Minas Gerais, dois no Rio Grande do Sul, dois no Ceará, 16 no Rio de Janeiro e 52 em São Paulo.
A pasta afirmou ainda que segue em articulação direta com os estados, por meio da Sala de Situação e CIEVS Nacional, para monitorar os casos e rastrear pessoas que tiveram contato com os pacientes. Estados como o Amazonas, Bahia e Santa Catarina investigam casos suspeitos.
A varíola dos macacos foi diagnosticada pela primeira vez em humanos em 1970 e, de acordo com o perfil dos pacientes infectados atualmente (homens gays ou bissexuais, em sua maioria), provavelmente é transmitida por meio de sexo sem proteção, além de pelo contato com lesões em pessoas doentes ou gotículas liberadas durante a respiração.
Os primeiros sintomas são febre, dor de cabeça, dor no corpo e nas costas, inchaço nos linfonodos, exaustão, calafrios e bolinhas que aparecem no corpo inteiro (principalmente rosto, mãos e pés) e evoluem, formando crostas, até cair.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem