O Ministério da Defesa russo anunciou cessar-fogo em Mariupol, que deve iniciar às 10 horas na quinta-feira para evacuar a população da cidade. A batalha em Mariupol, principal sede do batalhão nazista Azov, foi a maior desde o início da operação militar russa na Ucrânia.
O cessar-fogo foi anunciado no momento em que as tropas russas praticamente já tomaram total controle da cidade, que ficou totalmente destruída. À medida que os russos foram tomando Mariupol, os métodos e os abusos nazistas foram sendo expostos na imprensa local, pelos cidadãos que foram evacuados.
Diante de torturas e outros abusos, em alguns locais os russos foram recebidos como heróis, como reportou a jornalista holandesa Sonja Van den Ende, no Covert Action Magazine.
Cidadãos alegaram à imprensa local que as milícias nazistas atiravam em quem tentava fugir da cidade pelos corredores humanitários, mantinha-os em cativeiro, usando-os como escudos humanos para impedir ataques russos, os faziam trabalhar de graça em troca de água, entre outros maus tratos. Isso já havia sido parcialmente relatado pelas forças armadas russas na Ucrânia.
0 Comentários