Eclipse lunar mais longo do século poderá ser visto nesta sexta (19) | Reconvale Noticias




Um eclipse lunar parcial, considerado o mais longo do século XXI, acontecerá na madrugada de quinta-feira, 18, para sexta, 19. Segundo a Nasa, quase 97,4% da Lua será escondida durante o fenômeno, por isso não é chamado de eclipse total. Ele terá mais de três horas de duração; outro do mesmo tipo não será visto por outros 648 anos.
A longa duração está relacionada à órbita da Lua, que estará perto do seu ponto mais distante da Terra, o “Apogeu”. O satélite também estará se movendo mais lentamente. Por isso, passará escondido na sombra da Terra por mais tempo.
A Lua entrará na sombra externa da Terra às 3 horas e 2 minutos (horário de Brasília) e poderá ser vista a olho nu na Austrália, nas Américas do Norte e do Sul e em parte da Ásia e Europa. Condições climáticas, como céu nublado, podem afetar a visibilidade.
No Brasil, espera-se que o ponto máximo do eclipse ocorra às 6 horas e 2 minutos. Quanto mais ao Sul do País, menos será possível acompanhar o fenômeno. A Lua, porém, não poderá ser vista, pois ela já estará abaixo do horizonte. Momentos antes, por volta de 4h18min, será possível ver o ápice do eclipse, com uma cor mais escura para o satélite natural.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem