Ultimas Noticias

6/recent/ticker-posts

Enquete

Ao menos 43 cidades de SP cancelam Carnaval por causa da Covid | Reconvale Noticias

Ao menos 43 cidades de SP cancelam Carnaval por causa da Covid | Reconvale Noticias



Ao menos 43 cidades do interior de São Paulo não terão Carnaval de rua em 2022. O temor é que o evento, sinônimo de aglomeração, favoreça a propagação de Covid. Entre os municípios que cancelaram o evento estão Mogi das Cruzes, Ubatuba e Taubaté.
O Carnaval de rua de 2022 na capital paulista ainda depende das aprovações dos órgãos de Saúde que avaliam o cenário epidemiológico da pandemia da Covid-19. A prefeitura recebeu 867 inscrições de desfiles de blocos de rua –os cortejos serão entre os dias 19 de fevereiro e 6 de março.
Em Franca, o prefeito Alexandre Ferreira (MDB) anunciou nesta segunda-feira (22) que não haverá eventos promovidos pela prefeitura no Carnaval do ano que vem.
Ele alegou que o trânsito de pessoas de outros municípios para a cidade é uma preocupação, mesmo com a maior parte da população já tendo recebido duas doses da vacina contra a Covid-19.
"Atravessamos a pior fase da pandemia neste ano. Todos nós sofremos muito, perdemos muitas pessoas.  Depois de tanto sofrimento, tanta angústia, dor e esforço, não podemos mais correr riscos", afirmou o prefeito.
Numa reunião conjunta em Guariba (a 339 km de São Paulo), 12 prefeituras decidiram não realizar o Carnaval do ano que vem, entre elas Jaboticabal, Taquaritinga e Monte Alto.
"Foi decidido por unanimidade que as cidades não realizarão o Carnaval em respeito às vítimas da Covid-19 e também o receio de uma nova onda do coronavírus", afirmou o prefeito de Guariba, Celso Romano (PSDB).

Na última terça-feira (16), a Secretaria de Cultura de Taubaté se reuniu com os presidentes de escolas de samba e blocos da cidade e informou sobre o cancelamento do Carnaval do ano que vem.

A prefeitura propôs que as escolas organizem ações em suas sedes ou barracões, respeitando as regras sanitárias, e prometeu dar o apoio necessário para isso.

Em nota, a Prefeitura de Mogi das Cruzes diz que a Secretaria de Cultura estuda formas de suprir a demanda artística.

Em suas redes sociais, a Prefeitura de Lins afirma que a pandemia ainda não acabou e, por isso, foi cancelado o investimento público. "O ano de 2022 será de apoio e reestruturação dessas entidades [escolas de samba] para que nos próximos anos tudo possa voltar à normalidade."

Para justificar o cancelamento da festa em Cunha, a prefeitura afirma que, além da possibilidade de um novo surto de Covid, quer respeitar o enlutamento de quem perdeu familiares para o vírus. O argumento é utilizado também pela Prefeitura de Monteiro Lobato.

Já a Prefeitura de Suzano diz que a decisão foi tomada após estudo técnico da Secretaria Municipal de Saúde junto ao Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19).

Para cancelar o Carnaval de 2022, a Prefeitura de São Bento do Sapucaí afirma que levou em conta a dificuldade em controlar e manter os protocolos sanitários com a presença de turistas e moradores.

Em Santo Antônio do Pinhal, a prefeitura cancelou o evento, mas prometeu avaliar a possibilidade de realizar a festa em breve. "O Carnaval a gente terá uma próxima oportunidade, quem sabe mais a frente, no segundo semestre, se tudo correr bem. Assim como outras cidades também colocaram essa situação, poderemos fazer um Carnaval fora de época", disse o prefeito Anderson José Mendonça, o Parrão (PSDB) à rádio Pinhal FM.

Veja a lista das cidades que já decidiram cancelar o carnaval:
Botucatu
Lins
Itápolis
Ibitinga
Borborema
Sorocaba
Jundiaí
Cabreúva
Jarinu
Campo Limpo Paulista
Várzea Paulista
Itatiba
Itupeva
Marília
Mogi das Cruzes
Poá
Suzano
Salesópolis
Potirendaba
Franca
Mogi das Cruzes
Monteiro Lobato
São Bento do Sapucaí
Barrinha
Jaboticabal
Pitangueiras
Guariba
Pradópolis
Taquaritinga
Dumont
São Simão
Santa Ernestina
Guatapará
Monte Alto
Dobrada
Cunha
Natividade da Serra
Ubatuba
Taubaté
Santa Isabel
Roseira
Paraibuna
Santo Antônio do Pinhal

Postar um comentário

0 Comentários