Um terremoto de magnitude 5,7 que atingiu o Peru na noite desse sábado, 9, foi sentido em pelo menos sete cidades brasileiras no Acre e em Rondônia. Não há registro de feridos ou de danos nestas localidades.
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que monitora as atividades sísmicas no mundo, o epicentro do abalo aconteceu a 13,5 km da superfície.
Essa distância é considerada pequena e pode ter sido a causa do fenômeno natural ter sido mais forte e chegasse ao Brasil.
Os tremores foram sentidos em Arena da Floresta, em Rio Branco, durante a final do campeonato acreano, entre Rio Branco e Humaitá.
A capital do Acre está localizada a cerca de 1,1 mil quilômetros do epicentro do terremoto. Porto Velho, em Rondônia, está a 1,6 mil quilômetros do centro dos abalos.
O epicentro do fenômeno foi registrado entre o Parque Nacional de Manú e o Parque Nacional Alto Purus. Apesar da grande intensidade e da pouca profundidade, os danos não foram extensos, já que a área é rodeada por mata.
De acordo com a Polícia Militar de Rondônia, vários pedidos de socorro e relatos referentes ao tremor de terra foram feitos ao 190, mas, até o momento, não houve registro de acidentes ou pessoas feridas.
Esse é o segundo tremor em uma semana. No último dia 02 de outubro, um terremoto de magnitude 5,9 foi sentido na cidade de Taraucá, interior do Acre.
0 Comentários