Ultimas Noticias

6/recent/ticker-posts

Enquete

Novo golpe do WhatsApp “Vaga de Emprego” já atingiu mais 46 mil pessoas só em 2021 ; Veja os cuidados.




Um novo tipo de golpe tem circulado pelas redes sociais dos brasileiros. Os criminosos usam especialmente o WhatsApp para espalhar mensagens enganosas. O objetivo é oferecer uma falsa oportunidade de trabalho.
O golpe de "abertura de emprego" já foi enviado para mais de 346 mil pessoas somente em 2021. Devido à alta taxa de desemprego e à escassez de ofertas de emprego, o crime tornou-se popular.
Neste modo de fraude, o objetivo é roubar dados dos usuários. Informações como CPF, endereço, número de telefone e dados bancários são alvos de golpistas. O levantamento sobre o tema foi feito pela empresa PSafe.
Como funciona o golpe de trabalho
Os usuários recebem uma mensagem no WhatsApp anunciando uma suposta oferta de emprego. Quando você clica no anúncio, a vítima é levada para um site com perguntas aleatórias.
Esta página é criada apenas para distrair aqueles que demonstram interesse na oferta. Então, para começar a registrar a vaga, é necessário informar diversos dados pessoais.
No entanto, os dados descritos pela vítima são repassados aos golpistas. Em posse das informações, eles podem invadir contas, desviar recursos e fazer compras digitais. Estes são apenas alguns exemplos do que pode ser feito através das informações confidenciais fornecidas.
Como reconhecer o golpe
Especialistas em segurança alertam para alguns sinais. Geralmente as vagas oferecidas são genéricas, destinadas a qualquer pessoa. É comum a erros portugueses em anúncios, além de mensagens parecerem confusas.
Outro ponto de alerta é a própria forma de contato. Agências de emprego e empresas dificilmente conseguem entrar em contato através de redes sociais ou WhatsApp.
Além disso, nenhuma oferta de emprego pede dados bancários para se cadastrar. Ao receber um anúncio, vale sempre procurar a empresa na internet. Tente descobrir se quem está oferecendo o trabalho realmente existe antes de relatar qualquer dado pessoal.
Fora isso, tenha sempre um programa de segurança como o antivírus instalado no seu telefone. Esses programas podem reconhecer ameaças e sites enganosos. Dessa forma, o usuário tem uma garantia extra na proteção de suas informações.

Postar um comentário

0 Comentários