Ultimas Noticias

6/recent/ticker-posts

Enquete

Cefaleia intensa pode indicar Tumor cerebral: Veja os tipos, tratamento e possíveis sequelas.



                                                Imagem: Reprodução/Google
O tumor cerebral é caracterizado pela presença e crescimento de células anormais no cérebro ou nas meninges, que são membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Este tipo de tumor pode ser benigno ou maligno e as causas não são bem definidas, mas pode acontecer devido a mutações genéticas ou devido à metástase de câncer de outras partes do corpo, como a partir do câncer de mama, por exemplo.
Os sintomas do tumor cerebral dependem da localização, tamanho e tipo do tumor, porém normalmente causam dor de cabeça intensa, visão embaçada, falta de equilíbrio e até convulsões. Conheça outros sintomas de tumor cerebral.
O tumor cerebral raramente ocasiona uma metástase, ou seja, se espalha para outras partes do corpo, pois normalmente as células malignas deste tumor se desenvolvem e se proliferam no próprio cérebro. A maioria dos tumores cerebrais são benignos e possuem limites bem definidos, ou seja, têm cura, podendo ser tratados com cirurgia.No entanto, nos casos de tumor maligno o tratamento pode ser baseado na realização de quimioterapia, radioterapia ou terapia alvo.
Principais tipos
O tumor cerebral pode ser classificado como primário, quando as células anormais se originam do próprio sistema nervoso, ou secundário, que ocorre quando as células anormais do tumor no cérebro surgem a partir de outro órgão com câncer, como pulmão, rins, intestino ou mama. Desta forma, os principais tipos de tumor cerebral primário são:
Meningioma: é caracterizado pela presença de tumor nas meninges, que são membranas que envolvem e protegem o sistema nervoso central;
Glioblastoma: é um tipo de tumor cerebral que atinge as células da glia, que são responsáveis por auxiliar nas funções dos neurônios;
Astrocitoma: esse tipo de tumor primário atinge as células que sustentam os neurônios e a gravidade varia de acordo com seu tamanho e características, podendo de benigno ou maligno;
Meduloblastoma: é o tipo de tumor cerebral mais comum em crianças, atinge o cerebelo e normalmente tende a ter boa resposta ao tratamento;
Adenoma de hipófise: é caracterizado pelo acometimento da glândula que se encontra na base do cérebro, a adeno-hipófise, causando efeitos sobre todo o organismo.
Existem ainda os ependimomas, que é um tipo de tumor cerebral que se desenvolve a partir das células ependimárias, que são responsáveis pelo revestimento do tubo neural, ou seja, o tecido que recobre o sistema nervoso.
Como é feito o tratamento
O tratamento para o tumor cerebral varia de acordo com o tamanho, tipo, grau do tumor e também depende se o tumor se espalhou para outras partes do sistema nervoso central, podendo ser indicado pelo oncologista vários tipos de tratamentos, como as seguintes opções:
1. Quimioterapia
A quimioterapia é o tipo de tratamento que consiste na aplicação de medicamentos diretamente na veia, através de um cateter, com objetivo de destruir as células tumorais que estão provocando o tumor cerebral. Os medicamentos mais utilizados para estes casos são a carmustina e a temozolomida, que também pode ser usada na forma de comprimidos.
Este tipo de tratamento, porém, pode destruir também células saudáveis, provocando efeitos colaterais como náuseas, vômitos, queda de cabelo, cansaço ou diarreia, por exemplo. Veja outros efeitos colaterais da quimioterapia.
As doses destes medicamentos quimioterápicos e a quantidade de sessões indicadas serão indicadas pelo oncologista e, geralmente, as aplicações são realizadas dentro de um intervalo para que as células saudáveis se recuperem.
2. Terapia alvo
A terapia alvo consiste em medicamentos que agem diretamente em genes e proteínas das células do tumor cerebral, evitando o crescimento e ajudando a destruir este tipo de tumor. Desta forma, juntamente com a ação destes medicamentos, o sistema imunológico se fortalece e as células de defesa do corpo também combatem o tumor cerebral.
Para que este tipo de terapia seja aplicada são necessários exames e testes específico para identificar estes genes e proteínas das células tumorais, sendo que nem todos os tipos de tumores têm medicamentos deste tipo para o tratamento. O medicamento bevacizumabe é um exemplo de terapia alvo usado em determinados tipos de tumores cerebrais, sendo a dose dependerá do tamanho e da gravidade do tumor.
3. Radioterapia
A radioterapia é usada para tratar o tumor cerebral através da aplicação direta de feixes de radiação emitidos por uma máquina específica, chamada de acelerador linear, que é parecida uma máquina que realiza tomografia e ressonância magnética. Estes feixes de radiação agem diretamente no local do tumor, matando as células cancerosas, ajudando a reduzir e a eliminar o tumor cerebral.
Em alguns casos, pode ser indicada a braquiterapia, que é um tipo de radioterapia feita através de um implante radioativo, introduzido no cérebro e que vai emitindo radiação de forma gradativa. O tempo de tratamento é diferente para cada tipo de tumor e o médico radioterapeuta é quem indica as sessões e a dose da radiação. Conheça os tipos e quando é indicada a radioterapia.
4. Cirurgia
A cirurgia pode ser indicada dependendo da localização do tumor cerebral, pois costuma ser um procedimento delicado, que exige muita atenção dos médicos cirurgiões, pois o cérebro é um órgão que coordena a maioria das atividades do corpo, como fala, visão e movimentos.
O procedimento cirúrgico também pode ser indicado como parte do diagnóstico, por meio da biópsia cerebral, que consiste na retirada de uma amostra do tecido cerebral para análise em laboratório e isto é importante porque pode ajudar o oncologista a direcionar e a recomendar o tratamento mais adequado. Também existe a radiocirurgia, em que a radioterapia é aplicada no momento da cirurgia de retirada do tumor cerebral.
5. Terapia de suporte
A terapia de suporte é baseada no uso de medicamentos para aliviar os sintomas causadas pelo tumor cerebral, como por exemplo, os remédios corticoides que ajudam a reduzir o inchaço cerebral, diminuindo a dor de cabeça e reduzindo as chances da pessoa ter alguma consequência disto, como o aumento da pressão intracraniana.
Os medicamentos anti-convulsivantes podem ser recomendados também para evitar que a pessoa com tumor cerebral tenha crises convulsivas. Além disso, podem ser indicados remédios analgésicos para aliviar a dor e medicamentos para ansiedade e depressão, pois este tipo de tumor gera alterações emocionais.
Possíveis sequelas
O tumor cerebral pode afetar estruturas importantes do sistema nervoso, podendo provocar alterações na concentração, memória, fala, visão e até nos movimentos do corpo e estas alterações podem levar a sequelas como dificuldade para se comunicar, problemas de visão e como hemiplegia, quando um lado do corpo fica sem movimento, por exemplo. Conheça quais são os tipos de hemiplegia.
Além disso, o tratamento para o tumor cerebral, principalmente a cirurgia, pode causar efeitos colaterais, como a limitação dos movimentos do corpo. Entretanto, assim que uma pessoa é diagnosticada com este tipo de tumor é definida uma equipe de profissionais, chamada equipe multidisciplinar, que vão cuidar de várias situações, como o fisioterapia, que irá ser responsável pela manutenção dos movimentos, e o fonoaudiólogo que irá fazer a terapia da fala.

Postar um comentário

0 Comentários