CONHEÇA OS CUIDADOS ESSENCIAIS PARA SUA PELE NO INVERNO


Com a chegada do inverno, todo o nosso corpo sente a mudança ao mesmo tempo. Desde o cabelo até as unhas, o clima e o tempo influenciam, e muito, em como iremos nos adaptar às temporadas. Nessa época do ano, quando o frio está cada vez mais próximo, é comum que sintamos os primeiros impactos em nossa pele.

Ela pode parecer muito mais áspera ou oleosa que o normal, mais opaca ou sem vitalidade… Os sinais mudam conforme cada rotina. No entanto, é possível reverter esse quadro com algumas dicas simples e cuidados com a pele no inverno. Quer entender mais? A ADCOS te conta!
Como a pele se comporta no inverno

Antes de começar a adaptar a sua rotina de skincare para o frio, é preciso compreender o motivo pelo qual é tão importante ter esse cuidado específico no inverno. Afinal de contas, precisamos entender a nossa pele, o que ela precisa, e quais são os sinais que ela dá quando algo está desequilibrado.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) explica que, devido à baixa umidade do ar e as temperaturas mais frias, um mecanismo natural da nossa pele, a perda de água por evaporação e consequente redução da hidratação, é impactado deixando a pele mais seca e desprotegida.

Outro determinante é o fato de que, por não estarmos sentindo tanto calor quanto no verão (quando suamos mais, perdemos mais líquidos e precisamos repor a hidratação mais constantemente), não bebemos tanta água quanto de costume, e a pele é logo a primeira a sentir essa falta.

E, se você é uma dessas pessoas que adora tomar um banho com água quente para lidar com o frio, tome cuidado! A SBD também explica que essa prática, quando constante, pode causar uma remoção da oleosidade natural da pele de forma mais intensa. Assim, o manto lipídico (que protege nossa pele de micro-organismos, e também da perda de água para o ambiente externo) não consegue reter a umidade da pele.

Dentre os principais sintomas da pele ressecada no inverno estão:

> Aparência opaca e desvitalizada;

> Descamação da pele (especialmente na região do nariz, queixo e testa);

> Sensação de aspereza, pele mais “grossa” ao toque;

> Coceiras e alergias (pela desidratação); e

> Aspecto esbranquiçado (que indica a desnaturação das proteínas).

O contrário também pode ocorrer: ou seja, ao invés de ficar mais ressecada, a pele produz mais oleosidade como um mecanismo de proteger da desidratação. Neste caso, o banho muito quente incentiva ainda mais a produção excessiva de óleo pela pele (para compensar o que perdeu), resultando em um aspecto oleoso e brilhante.

Além disso, como a nossa alimentação tende a mudar conforme as estações, a época mais fria do ano pode ser um grande atrativo para uma alimentação mais pesada, com alimentos mais gordurosos, doces, chocolates e outros alimentos que também estimulam a produção sebácea com mais intensidade. Por isso, é importante não exagerar!
Como hidratar a pele

Até aqui, conseguimos entender como a água (seja sua ingestão do líquido ou o banho muito quente) tem forte influência no aspecto da pele no inverno. Nesta época, no entanto, é fundamental que você utilize produtos que auxiliem de forma mais intensa na hidratação. Loções e cremes com o objetivo de hidratar a pele mais profundamente, de dentro para fora, e que reforcem a barreira de proteção contra o ressecamento são ótimas opções.

Para isso, uma boa ideia é investir em produtos que possuem como principal ativo o ácido hialurônico. Se você acompanha o Beleza com Saúde, sabe que constantemente falamos dele, que faz toda a diferença na rotina de cuidados com a pele, e o motivo pelo qual a ADCOS continua investindo na mais alta tecnologia com esse ativo.

Em resumo, essa substância, que já é produzida pelo nosso corpo, ajuda na retenção da hidratação da pele, mantendo também a pele mais estruturada e com aparência bonita e saudável. Além disso, o ácido hialurônico de alto peso molecular forma um filme hidratante na superfície, deixando a pele macia e aveludada, criando uma película protetora que protege a barreira cutânea.

A ADCOS apresenta 3 produtos com combinação do ácido hialurônico em diferentes pesos moleculares: são eles o Concentrado Hyalu 6, um sérum antienvelhecimento que oferece hidratação profunda e prolongada à pele; o Hyalu Water Gel, um gel aquoso antienvelhecimento ideal para peles oleosas, que hidrata e deixa sensação de pele fresca com toque imperceptível; e, para região dos olhos, o Hyalu 6 Área Olhos, com hidratação profunda e disfarce imediato de imperfeições.

Para complementar e reforçar a hidratação ao longo do dia, recomendamos o Aqua Pro.Bio, um hidratante em formato de spray que tem como objetivo regenerar e reforçar a barreira biológica da pele, deixando-a mais forte, luminosa e macia. Por ser prático de carregar, aplicar e de rápida absorção, ele pode ser utilizado em qualquer hora do dia. Assim, esse produto ajudará a proteger sua pele do estresse ambiental, restaurando sua imunidade. Por conter ativos concentrados e prebióticos, ele é ideal para o tratamento e recuperação de peles sensíveis e sensibilizadas.

Para uma hidratação intensa e tratamento antienvelhecimento, você pode experimentar o Retinol + Ácido Hialurônico. Esse produto auxilia na redução das rugas profundas e linhas de expressão, com máxima concentração de dois tipos de retinol, o que garante efeito imediato e até 12 horas de liberação prolongada.

O ácido hialurônico em sua fórmula promove absorção de grande quantidade de água, aumentando ainda mais a hidratação, reorganizando a estrutura e também a sustentação da pele. Ele é uma excelente opção de tratamentos noturnos, que você pode entender mais sobre o assunto (e como montar a sua rotina antes de dormir) nesse conteúdo aqui, onde explicamos tudo!
Hidratante corporal

Para além da pele do rosto, cuidar do corpo como um todo também faz parte dos hábitos recomendados durante o inverno. Evitando que a sua pele sofra com as baixas temperaturas, uma solução desenvolvida pela ADCOS para isso, desenvolvemos o Leite Hidratante Peles Secas, um creme de hidratação com alto poder de nutrição e rápida absorção.

Ele devolve o viço, maciez e suavidade à pele, favorecendo também a reposição da barreira natural. É indicado para homens, mulheres, idosos e crianças de todas as idades que possam vir a sofrer com a pele seca, seja por conta de dermatites, psoríase, eczema e ictiose.

Para utilizá-lo, basta aplicar sobre a pele limpa e seca após o banho, ou sempre que desejar. Sua fórmula rica em manteiga de karité e vitaminas auxilia na nutrição e evita a irritação da pele. E, também, por conter antioxidantes, ajuda no combate aos radicais livres, que podem causar o envelhecimento precoce.
Renovação celular

Além de cuidar da hidratação da pele, o inverno é uma excelente temporada para estimular o desenvolvimento de novas células, restaurando os tecidos.

A renovação celular, conforme explicamos nesse artigo, é fundamental para que outros tratamentos penetrem com maior facilidade e ajam de maneira mais assertiva em nossa pele. Isso ocorre porque, quando realizamos métodos como peelings e esfoliações, retiramos as células mortas da pele e estimulando a produção de novas, o que resume em uma aparência mais saudável e de mais vitalidade.

Por isso, o inverno é tão aguardado para tratamentos contra manchas na pele, por exemplo. Utilizando os produtos certos e da forma correta, conseguimos favorecer os tecidos cutâneos na cicatrização e reformulação celular, como se estivéssemos prontos para receber uma “nova” pele.

Neste caso, o Peeling de Hortelã Iluminador será o produto ideal. Ele promove uma esfoliação intensa e seguros, resultando em uma pele revitalizada e iluminada. Além disso, também auxilia em tratamentos antienvelhecimento, já que, por conter marfim vegetal, perlita vulcânica e extrato de chá verde combinados em sua composição, promove melhora na circulação sanguínea, a permeação de outros ativos, e a oxigenação e nutrição dos tecidos.

Ele pode ser utilizado a cada uma ou duas semanas, tempo recomendado para que seja feita a esfoliação física na pele. Com isso, você garante que ela estará sempre saudável, e aproveitando ao máximo os produtos que venham em seguida.

Outra solução é o Sérum Renovador, perfeito para quem busca um peeling químico diário. Ele promove o efeito antienvelhecimento, uniformizando a textura e o tom da pele, além de reduzir rugas e linhas de expressão. Sua fórmula é composta pelos ácidos glicólico, mandélico, lactobiônico e salicílico, que, juntos, agem em sinergia para uma potente ação clareadora. Além disso, possui niacinamida, que garante diminuição efetiva na aparência de poros dilatados.

Seu modo de utilização é simples: com a pele limpa e seca, seja de manhã ou de noite, aplique algumas gotinhas sobre a pele e massageie até completa absorção!
Protetor solar no inverno

Diferentemente do que se possa imaginar, mesmo no frio e em dias nublados, a luz solar ainda é capaz de queimar e deixar marcas na pele. Por isso, é recomendável que você sempre utilize um bom protetor solar, que, além de ajudar na hidratação e no seu tratamento específico, também irá deixar a pele protegida contra os efeitos da radiação.

Então, experimente utilizar o Protetor Solar Mousse FPS 50 diariamente, ainda que permaneça em ambientes internos. Feito especialmente para as peles brasileiras, esse protetor solar auxilia no disfarce imediato de imperfeições, além de possuir 5 tonalidades adaptáveis para o seu tom de pele. Com textura mousse, ele é fácil de aplicar e, mesmo para quem tem pele oleosa, possui absorção rápida e não deixa aspecto pegajoso típico dos protetores tradicionais.

Com efeito blur, ele deixa a pele lisa, uniforme, com toque aveludado, e ainda ajuda no controle da oleosidade por até 10 horas. Sua fórmula conta com o ácido hialurônico de muito baixo peso molecular, bisabolol, e vitamina E. Juntos, eles garantem hidratação, proteção e prevenção máxima à pele, evitando a ação degradante da poluição, da luz visível e da glicação.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem