A vacinação da população idosa na Bahia já dá resultados positivos. registra queda de até 77% nas internações de pessoas acima de 60 anos


A vacinação da população idosa na Bahia já dá resultados positivos. O estado registrou queda de até 77% nas internações de pessoas acima de 60 anos, quando comparado os meses de março e junho deste ano, de acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
Até às 17h desta terça (29), 4,8 milhões de baianos já haviam tomado a primeira dose da vacina; outros 1,8 milhões a segunda. O número de pessoas que tomaram o imunizante da Janssen, de dose única, é de 65 mil.

"Os dados comprovam a eficácia da vacinação, mas isso só está sendo possível graças ao planejamento estadual na aquisição de insumos para a aplicação das vacinas e a logística de distribuição em até 24 horas para os 417 municípios. Os gestores municipais também estão de parabéns ao criarem estratégias para vacinar rapidamente”, analisa o secretário estadual da Saúde Fábio Vilas-Boas.

Queda

Apesar de os dados do SivepGripe, que é o sistema de internação do Ministério da Saúde, apontarem queda em todas as faixas etárias no período analisado, a Diretoria da Vigilância Epidemiológica da Bahia (Divep) diz que o momento ainda requer cuidado.

“A faixa etária de 30 a 49 anos atualmente representa mais de 40% das internações, que são os públicos não imunizados ou que iniciaram recentemente. Neste contexto, o distanciamento social, o uso de máscara e a higiene frequente das mãos se tornam ainda mais relevantes para esse grupo se prevenir da infecção e evitar complicações”, afirma a diretora da Divep, Márcia São Pedro.

A expectativa da gestão estadual é receber nesta quarta (30) 228 mil doses da AstraZeneca até às 13h. Já uma carga com 36 mil da Pfizer é esperado no Aeroporto Internacional, às 14h.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem