Ultimas Noticias

6/recent/ticker-posts

Enquete

EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA DA WEB NOS NEGÓCIOS


Nos últimos anos, a tecnologia de aplicativos da web cresceu. O negócio recebeu possibilidades incomparáveis ​​de apresentar suas ideias aos usuários, e os desenvolvedores ganharam novos utilitários e abstrações para colocar essas ideias em vida de uma maneira mais confiável. Essa evolução criou novas possibilidades e também desafios que precisamos enfrentar do ponto de vista do negócio.Sou um desenvolvedor front-end com anos de experiência, que passou os últimos anos trabalhando com uma ampla gama de novas tecnologias relacionadas ao desenvolvimento web. Eu trabalho como arquiteto de aplicativos da web para um serviço da web renomado que ocupa uma posição de liderança no mercado imobiliário na Polônia-RynekPierwotny.pl. Aconselhei sobre o uso de diferentes tecnologias e defini seu caminho de adaptação para vários serviços da web.
As empresas que dependem de seus aplicativos da web ou de criá-los para seus clientes têm que enfrentar a rápida mudança da tecnologia da web que, sem dúvida, influencia seus negócios de uma forma ou de outra. Para ajudar nas decisões tecnológicas conscientes que aguardam a maioria dessas empresas, responderemos à seguinte pergunta: “Como a evolução da tecnologia da web afeta os negócios?”.

POSSIBILIDADES Para iniciar nossas observações a respeito do assunto, devemos considerar como essas mudanças avançaram ao longo da história e como chegamos a um lugar onde a tecnologia web evolui tão rapidamente. Quando consideramos os primeiros dias, as primeiras páginas da web são estáticas, contendo não muito mais do que texto. Posteriormente, experimentamos o desenvolvimento de uma linguagem de script que permite aos navegadores tornar os serviços mais dinâmicos. Podemos lidar com interações simples do usuário e exibir diferentes formas de notificações. O conteúdo da página da web não é mais estático. Os usuários apreciam essa direção e as páginas da web tornam-se ainda mais dinâmicas e envolventes. Nos últimos anos, encontramos outro progresso significativo, que faz com que a linguagem de script dos navegadores receba atualizações regulares e se torne mais capaz e acessível do que nunca. A tecnologia está evoluindo, criando novas possibilidades e propondo novas abstrações que permitem que nossos aplicativos da web contemporâneos não apenas funcionem como um encanto, mas também cresçam imensamente em escala. Todo esse processo ocorreu, não sem razão. Desde o início, as pessoas que criam páginas da web buscam a atenção dos usuários. Uma forma de atrair usuários é o conteúdo em si, mas às vezes ainda mais importante pode ser a forma de apresentação. Cada novo recurso e cada nova abordagem no mundo dos navegadores simplesmente acontecem porque as empresas desejam atrair ainda mais usuários. Possibilidades como notificações ao vivo, geolocalização ou design responsivo aumentam o envolvimento dos usuários e melhoram a experiência holística da página. Tudo isso não seria possível sem uma luta pela atenção do usuário, independentemente de os próprios usuários estarem cientes disso ou não.

Isso tudo se refere a uma breve história do desenvolvimento web. Agora, do ponto de vista empresarial, precisamos aceitar o fato de que a evolução da web está acontecendo agora mesmo diante de nossos olhos, o que criou um espaço enorme para os serviços web lutarem pela atenção do usuário. Essas tecnologias, vamos chamá-las de recursos, foram construídas em navegadores para criar uma web mais agradável para os usuários, seja para apresentar novas funcionalidades ou para melhorar a experiência do usuário ao interagir com a página. Quer queiramos ou não, a tecnologia moderna mudou as regras do jogo de negócios, e precisamos jogar junto com o sucesso para nos mantermos atualizados. Temos que encontrar as melhores aplicações possíveis para essas novidades e investir em agradar aos nossos usuários, pois, caso contrário, eles escolherão outra forma mais adequada de navegar pelas informações de que necessitam.

Outro aspecto do negócio é o conhecimento de várias tecnologias, mesmo aquelas que podem não ser totalmente suportadas ou aplicáveis ​​em um determinado serviço da web imediatamente. Alguns deles podem ser considerados uma espécie de investimento para futura flexibilidade na tomada de decisões. Vamos fazer uma rápida experiência de pensamento e imaginar duas empresas semelhantes com departamentos de TI semelhantes e serviços da web relacionados. Suponha que eles possuam o mesmo conhecimento e tecnologia em relação ao seu campo de atuação, por enquanto, eles são igualmente capazes de criar seus serviços. Agora vem a reviravolta, digamos que a primeira dessas duas empresas investiu no estudo de uma tecnologia mais ampla, a tecnologia não diretamente conectada com seu campo de operações, mas algo que tem possibilidades ainda mínimas e vagas de ser usado um dia. O fato é que mesmo a tecnologia da qual estamos falando não é aplicável no momento, podemos supor que o departamento de TI não é o único que está ganhando com essa pesquisa. Há uma grande chance de que o lado comercial da empresa possa, em algum momento, estar ciente dessas habilidades e estudos e ter alguma vantagem, em comparação com a segunda empresa, em apresentar ideias fundamentais que mudarão as chances para o futuro . Nada tangível, mas o tempo adequado, uma abordagem única e flexibilidade na tomada de decisões podem fazer a diferença. Às vezes, basta ser mais rápido, principalmente nos negócios.


EFICIÊNCIA Anteriormente, consideramos recursos que vêm junto com uma adaptação de novas tecnologias e influenciam a experiência do usuário. Por outro lado, a evolução da web apresenta novos utilitários e arquiteturas para melhorar profundamente a experiência de desenvolvimento da web. Vamos ponderar se vale a pena adotar essas tecnologias de quebra de negócios em nossos serviços da Web e como devemos proceder para fazê-lo de forma eficiente. Os negócios têm a ver com fazer as coisas funcionarem e com eficiência em relação ao tempo e aos recursos. Essa ideia é o principal motivo pelo qual devemos considerar o custo como nosso principal fator na adoção de novas tecnologias em nossos processos. Para responder por que devemos escolher novos utilitários, precisamos entender três aspectos principais que afetam o custo geral de desenvolvimento e suporte de serviço da web.
O primeiro é o tempo de implementação porque quanto menos tempo gastamos criando algo novo ou mudando algo que já existia, reduzimos o custo da operação. Sempre que criamos um novo aplicativo ou adicionamos alguns recursos ao existente, gastamos algum tempo na implementação. Um dos melhores exemplos que reduzem o tempo de desenvolvimento são as novas abstrações de alto nível que aparecem ao usar bibliotecas ou estruturas de programação específicas. Essas abstrações permitem que os programadores expressem a mesma lógica com menos esforço e menos código, o que se relaciona a menos tempo gasto na criação de uma solução específica. Trabalhar em um nível conceitualmente mais alto nos deixa mais tempo para considerar a lógica essencial e não perder tempo com implementações de nível inferior. Além disso, essas abstrações obrigam os programadores a aplicar práticas universais, o que unifica o código que é mais fácil de entender e melhora a cooperação.

O segundo aspecto relacionado ao custo geral é a confiabilidade do código. Podemos criar algo muito rapidamente, mas quando nossa solução tem bugs que precisamos consertar, repetidamente, não há ganho real de custo. Este ponto também afeta novos aplicativos, bem como os existentes e em expansão. Conforme mencionado anteriormente, as abstrações de alto nível também podem melhorar a confiabilidade do código, porque a tomada de decisões no nível superior deixa menos espaço para cometer erros de baixo nível. No entanto, há um tipo diferente de utilitários que melhora muito a resistência a bugs de nosso aplicativo, e são testes automatizados e novas linguagens de programação. Testes melhores parecem uma sugestão óbvia, mas o objetivo é prepará-los de forma automatizada, pois somente assim podemos esperar uma redução de custos e aumento da confiabilidade. Da mesma forma, uma linguagem de programação melhor pode ser uma melhoria significativa quando consideramos a ideia por trás de sua criação. Por exemplo, a única linguagem de script suportada em todos os navegadores é a invenção desde os tempos em que começamos a tornar nossos sites dinâmicos. Não é que não tenha se provado ao longo do caminho. No entanto, temos alternativas mais confiáveis ​​agora, explicitamente criadas para os propósitos de desenvolvimento de aplicativos avançados de hoje. Essas linguagens alternativas estão compartilhando duas características que são vantajosas em comparação com nosso atual - processo de compilação e tipagem estática. Elas são características internas da própria programação, mas, como resultado, permitem que os programadores criem um código mais confiável. A compilação permite uma verificação eficiente de erros antes que eles afetem nosso navegador e, em seguida, os usuários, quando a tipagem estática aumenta a capacidade de compilação para eliminar erros de lógica dos quais não estávamos cientes. Esses dois são como testes automatizados que resolvem muito bem uma parte considerável dos possíveis erros.


O último aspecto que precisamos levar em consideração ao discutir custo e eficiência é a escalabilidade de nosso aplicativo, que é extremamente vital para aplicativos grandes ou que mudam com frequência. Em outras palavras, quanto mais proeminente e dinâmica for a aplicação, maior será a chance de, finalmente, gastarmos muito tempo refatorando a lógica existente para se ajustar à nova ou modificada. A resposta a isso é uma boa arquitetura que pode nos salvar de uma solução não escalável e ajuda nas decisões sobre quais partes dos aplicativos devem ir para onde. Utilitários específicos vêm junto com determinada arquitetura para nos guiar e ajudar a impor essas decisões sobre o código. Toda a equipe se beneficia enormemente de uma estrutura de projeto bem projetada. Esses são os aspectos que afetam o custo geral, e a principal lição é lembrar que eles podem ser relevantes para as empresas melhorarem a eficiência. Uma questão diferente, no entanto, é uma questão de como implementar esses utilitários. O mais importante é fazê-lo de forma razoável, pois mesmo todas essas soluções visam melhorar o fluxo de trabalho do departamento de TI, também exigem que nossos programadores adquiram conhecimentos básicos do assunto. Não devemos adicionar tudo de uma vez aos nossos projetos, mas fazer uma coisa de cada vez e um passo de cada vez. Não precisamos implementar novas abstrações ou usar uma nova linguagem de uma vez. As melhores soluções são aquelas que permitem a adaptação incremental, e a maioria delas o faz. O caminho adequado para a maioria das empresas é avaliar problemas em seu projeto, encontrar possíveis soluções na comunidade, escolher um novo utilitário que possa ajudar, testá-lo em um único local e finalmente aconselhar sua equipe de como divulgar a solução. EMPREGO
A evolução da tecnologia da web tem um impacto imenso em outra coisa, que pode ser ainda mais crítica para os negócios - o mercado de trabalho para programadores. Como a nova tecnologia permite novos recursos e fornece novos utilitários, geralmente é mais potente do que a anterior. Essa visão impulsiona os programadores a aprender coisas novas, mas também cria um espaço de software obsoleto para aqueles que não podem ou não querem seguir. Como resultado, temos o mercado de trabalho dividido entre a velha e a nova tecnologia. A divisão se torna mais profunda com o passar do tempo. A nova tecnologia, que é empolgante e poderosa, atrairá novos programadores iniciando sua aventura de programação, bem como idosos liderando seus projetos em direção a novas fronteiras. Eventualmente, acabamos com um mercado de trabalho equilibrado, baseado em novas tecnologias. Ao contrário, a velha tecnologia não está recebendo novos programadores e está perdendo alguns veteranos também. Não é tão empolgante quanto o novo, o que resulta em uma comunidade de indivíduos altamente qualificados que decidiram permanecer com a tecnologia antiga. Não há gente nova em número suficiente para equilibrar o mercado de trabalho. Esta história se repete continuamente para diferentes ambientes, linguagens, estruturas e bibliotecas que possuem uma invenção subsequente.


Do ponto de vista do negócio, temos que garantir que nosso departamento de TI seja totalmente capaz de oferecer suporte e desenvolver nossos aplicativos e que possamos mantê-lo a um custo razoável. Esses dois requisitos são essenciais no contexto do mercado de trabalho dividido. Quando decidimos permanecer com a tecnologia antiga, podemos ter problemas para estruturar nossa equipe corretamente e fornecer tarefas que utilizem as habilidades dos programadores. Se não o fizermos, podemos não mantê-los por muito tempo. Além disso, manter uma equipe altamente experiente em um único projeto pode ser muito caro para começar e, infelizmente, dificilmente haverá outra opção. Ao contrário, o mercado de trabalho de novas tecnologias oferece um espectro relativamente equilibrado de programadores, o que permite uma estruturação suave da equipe e, por isso, também será mais barato. Como vemos, paradoxalmente, contratar programadores que trabalhem com nova tecnologia da web pode reduzir o custo geral. RESUMO A tecnologia da Web evolui. Ele evolui muito rapidamente, especialmente nos últimos anos. Como isso afeta nossos negócios? Em vários aspectos, para falar a verdade. No entanto, podemos usá-lo como nossa vantagem, uma grande vantagem para sermos mais específicos. Tudo começa com nossos usuários porque, principalmente, tudo acontece graças a eles. Todas as novas possibilidades estão aí, prontas para uso, e tudo o que precisamos é de uma visão atualizada. Então podemos apoiar nosso departamento de TI, permitindo que investiguem projetos e adotem utilitários que se encaixem perfeitamente. Eles mudam regularmente, então as decisões tomadas anos atrás podem não ser mais as melhores a serem defendidas. Finalmente, o mercado de trabalho para programadores também é um fator essencial. Precisamos ter isso em mente se quisermos manter a capacidade de implementar novas ideias de negócios rapidamente. Para nos sentirmos seguros e flexíveis neste mundo em constante mudança, devemos prestar muita atenção à evolução da tecnologia da web. AUTOR Michał Skoczylas é desenvolvedor front-end com anos de experiência, trabalhando como arquiteto de aplicativos da web. Entusiasta de novas tecnologias, feliz em ensinar e aprender.
                                                  Fonte : https://techwarn.com




Postar um comentário

0 Comentários