Ultimas Noticias

6/recent/ticker-posts

Enquete

Como tirar chulé do sapato com vinagre





Cuidar dos nossos sapatos, que ficam encarregados de proteger nossos pés diariamente, é algo essencial tanto para manter os calçados em bom estado quanto para que a gente possa evitar problemas de saúde, caso das dores nas pernas ou nas costas. Porém, muitas vezes passamos batido na hora de dar a importância devida aos cheiros desagradáveis que podem ficar nos nossos sapatos, indício de que algo não vai tão bem assim.

O interior dos nossos sapatos é o ambiente perfeito para a proliferação de fungos e bactérias, responsáveis por causar o constrangedor chulé nos nossos pés. Felizmente, existem soluções muito simples para acabar com esse problema, e no seguinte artigo do umCOMO queremos te mostrar uma das mais úteis, econômicas e eficazes. Atenção, pois a seguir vamos explicar como tirar chulé do sapato com vinagre e como evitar que o odor reapareça.
Também lhe pode interessar: Como tirar manchas de mofo dos sapatos

Índice
Benefícios do vinagre para combater o mau cheiro
Como tirar chulé do sapato com vinagre
Outras dicas para tirar chulé do sapato
Benefícios do vinagre para combater o mau cheiro


O vinagre é usado há séculos como remédio natural para diferentes truques caseiros, que vão da limpeza reforçada da casa até a desobstrução de ralos, já que a composição e as propriedades do produto fazem dele um aliado perfeito para eliminar os maus odores. Mas por que?

Os ácidos presentes no vinagre (especialmente no vinagre de maçã), entre os quais se destacam o ácido acético e o ácido málico, são os grandes responsáveis por suas propriedades antibacterianas e antifúngicas capazes de acabar com o mau cheiro dos pés. Isso porque o odor é causado principalmente por fungos e bactérias que se acumulam diariamente nos nossos pés, principalmente no inverno, quando usamos meias e sapatos ainda mais fechados do que o habitual.

Dessa forma, o vinagre é perfeito para combater o suor excessivo dos pés e, consequentemente, o cheiro ruim que o acompanha. O melhor de tudo é que, lançando mão apenas de água morna com uma xícara de vinagre de maçã você obterá grandes resultados. Se quiser saber como tirar chulé do sapato com vinagre, siga lendo este artigo.

Como tirar chulé do sapato com vinagre
Se após um dia inteiro usando os mesmos sapatos, você chega em casa e vê que eles estão cheirando mal (bem como seus pés), você deve saber que será necessário deixar os calçados ventilando por toda a noite. Mesmo assim, o método pode não ser suficiente para eliminar de vez o odor que parece ter grudado neles. Nesse caso, se você quer saber como tirar chulé do sapato e dos pés com vinagre, pode investir em um dos métodos a seguir:
Gaze com vinagre: a primeira recomendação é que você pegue uma gaze ou pano velho e os umedeça bem com grandes quantidades de vinagre. O tecido deve ficar úmido, mas não pingando, pois o excesso do líquido pode acabar danificando o calçado. Depois de molhar bem a gaze ou pano com o produto, passe-a por toda a superfície interna do sapato, sem apertar e sem molhar completamente o interior. Não esqueça dos cantinhos e fendas, ou seja, passe a gaze com vinagre tanto na sola como nas laterais, e também na parte interna do peito do pé do sapato. Dê atenção especial às áreas onde ficam os dedos dos pés e calcanhares, pois são locais onde mais bactérias costumam ficar acumuladas. Deixe o sapato secar ao ar livre e descansando por, pelo menos, 10 horas.
Algodão com vinagre: a segunda opção é colocar algumas bolinhas de algodão dentro do sapato, embebidas com algumas gotas de vinagre em cada uma delas. Lembre-se de não encharcar o algodão, pois isso pode acabar danificando seus sapatos. Mais uma vez, recomendamos que você deixe o produto agir durante a noite para que o algodão absorva os maus odores.
Spray de água e vinagre: o último método que recomendamos, e que você pode também usar em conjunto com um dos dois anteriores, é preparar você mesmo uma mistura com três partes de água e uma parte de vinagre de maçã. Coloque a mistura em um borrifador, agite e, por fim, borrife um pouco dela no interior dos sapatos. Embora essa seja uma dica útil para quem não tem muito tempo livre, nós do umCOMO recomendamos que você sempre a utilize em conjunto com um dos métodos anteriores, para obter resultados ainda melhores.


Além disso, para saber como tirar chulé dos sapatos e pés, recomendamos que você deixe os pés de molho em água morna por cerca de 20 minutos. Adicione uma xícara de vinagre à água da bacia, para que o mau cheiro vá embora e você consiga, assim, evitar que o cheiro volte aos seus sapatos. Além disso, aconselhamos que você dê uma olhada também neste outro artigo sobre como acabar com o chulé com soluções caseiras.

Outras dicas para tirar chulé do sapato


Antes de colocar os sapatos de volta no armário, certifique-se sempre de que eles não estejam exalando um odor desagradável devido à umidade proveniente do suor. Esse cheiro pode, inclusive, impregnar o restante do seu calçado ou, se você deixá-lo perto das suas roupas em um ambiente fechado, também pode fazer com que elas cheirem mal. Se você quiser outras dicas sobre como tirar chulé dos sapatos ao lavá-los, oferecemos outras opções eficazes no umCOMO:
Bicarbonato: tal qual acontece com o vinagre, o bicarbonato é um produto com propriedades antibacterianas ideais para combater os maus odores. Portanto, aqui no umCOMO aconselhamos que, depois de passar a gaze umedecida com vinagre por todo o interior do calçado, você adicione uma pequena quantidade de bicarbonato à sola. A capacidade de absorção do bicarbonato vai cuidar de neutralizar os odores desagradáveis ​​ao longo da noite, e por isso basta ter um apenas um pouco de paciência.
Casca de limão: outro truque eficiente para camuflar o mau cheiro dos pés e do calçado é substituí-lo por um aroma mais forte e agradável, como o da casca de limão ou de laranja. Faça como no caso anterior mas, dessa vez, em vez de usar o bicarbonato de sódio, coloque a casca de limão dentro do sapato após aplicar o vinagre.

Se quer conhecer ainda mais métodos para saber como tirar chulé do sapato, não perca esse outro artigo do umCOMO!


Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar chulé do sapato com vinagre, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.
                                                        Fonte : umcomo.com

Postar um comentário

0 Comentários