Ultimas Noticias

6/recent/ticker-posts

Enquete

SEDUC de Feira de Santana adota medidas para a retomada pedagógica com estudantes

 


Máscaras para estudantes, disponibilização de computadores e materiais de higiene e adequação das escolas ao novo protocolo sanitário. Essas são algumas das medidas que a Secretaria de Educação está adotando para viabilizar a retomada pedagógica nas unidades de ensino de forma remota.

De acordo com a secretária de Educação, professora Anaci Paim, as atividades serão retomadas ainda no primeiro trimestre – tudo depende do andamento da licitação visando à aquisição de plataforma digital que oferecerá conteúdos on-line para os estudantes.

Em sua etapa remota, a retomada pedagógica será feita tanto de forma on-line quanto off-line. Computadores, oferta de conteúdo via TV e material impresso – para atender aos estudantes que tenham mais dificuldade no acesso às plataformas. Todos esses recursos fazem parte da estratégia adotada pela Secretaria de Educação para este recomeço. Atualmente, a Seduc mapeia o acesso de toda comunidade escolar a meios tecnológicos e à internet.

O conteúdo on-line ficará disponível para download, caso algum estudante ou professor queira baixá-lo para assistir depois. Cerca de dois mil chromebooks e 1.700 computadores serão disponibilizados aos estudantes nas escolas da Rede Municipal.

Os equipamentos ficarão disponíveis em salas multimídia instaladas nas unidades de ensino para facilitar a consulta do aluno que não tem acesso à internet. As consultas serão feitas em sistema de rodízio e com hora marcada, sendo estabelecido um limite de 10 alunos presentes ao mesmo tempo nesses espaços.

Medidas de higiene

As medidas de higienização e de proteção à comunidade escolar também estão sendo adotadas: cada aluno deve receber quatro máscaras; já o professor e demais servidores das escolas, duas. O álcool em gel, por sua vez, será disponibilizado para todos os membros da Rede. A equipe técnica está providenciando ainda a instalação de lavatórios nos pátios das escolas e abertura de janelas que facilitarão a circulação de ar.

Todo o processo conta com a inspeção e apoio da Secretaria Municipal de Saúde que orienta a Seduc no processo de definição das especificações técnicas do material a ser adquirido.

A Secretaria de Educação vai adquirir máscaras em quantidade através da modalidade licitatória de chamamento público – modelo destinado à escolha de uma Organização da Sociedade Civil, OSC, para firmar parceria com a Administração Pública. A ideia é beneficiar associações locais de costureiras.

O planejamento para a retomada pedagógica ainda pode sofrer adequações. “Tudo está sendo pensado e executado conforme a disponibilidade de vacinas no município e ainda de acordo com o eventual aumento ou controle do número de casos de Covid-19”, observa a secretária Anaci Paim.

Postar um comentário

0 Comentários