Projeto verão: 6 dicas para aproveitar a estação para ser mais saudável

Ticker

6/recent/ticker-posts

Projeto verão: 6 dicas para aproveitar a estação para ser mais saudável




Durante a época mais calorenta do ano, o nosso corpo precisa de certos cuidados (principalmente com a alimentação) para se manter saudável e hidratado. O ideal, inclusive, é aproveitar o verão para comer mais frutas e vegetais refrescantes e também praticar exercícios ao ar livre, desfrutando ao máximo dos dias bonitos de sol! Para te ajudar a organizar um projeto verão saudável, nós separamos 6 dicas para aproveitar a estação da melhor forma possível. Vale a pena conferir!
1. Hidrate-se com bastante água, suco natural e água de coco

A primeira dica para passar o verão de forma saudável é se hidratar sempre! Por conta do calor excessivo, o nosso organismo tende a perder mais líquido através da transpiração e, por conta disso, é essencial repor a água e os sais minerais com mais frequência. A nossa sugestão é andar sempre com uma garrafinha de água e dar preferência aos sucos naturais, como os de laranja, limão, abacaxi, morango, melão e manga. A água de coco, além de ser uma opção saborosa e refrescante, é rica em sais minerais e pode ser consumida tanto in natura quanto em sucos e smoothies. Tente apostar sempre nessas bebidas naturais para fortalecer o corpo no verão, ok?
2. Aposte em picolés e sacolés de frutas refrescantes

Você já pensou em preparar picolés ou sacolés caseiros feitos com diferentes tipos de frutas? Doces gelados e frutados são perfeitos para refrescar, hidratar e ainda funcionam como sobremesa saudável durante o verão. O geladinho de limão, por exemplo, é bem fácil de fazer - você pode preparar uma versão simples (feita apenas com suco de limão + açúcar demerara) ou uma alternativa gourmet, adicionando um pouco de iogurte natural ou até mesmo leite condensado light. É só colocar a mistura para gelar em um saquinho próprio para isso e pronto!
3. Aproveite para praticar exercícios na praia ou na piscina

Para se manter saudável na estação mais quente do ano, é importante não abrir mão dos exercícios físicos - até mesmo nos dias mais abafados, basta beber bastante líquido e comer frutas antes, durante e após os treinos. Uma boa dica para quem quer se exercitar com mais conforto é dar preferência às atividades na água, como natação, hidroginástica ou até mesmo uma série com corridas e mergulhos na praia. Essa é uma alternativa mais refrescante para trabalhar o corpo e ao mesmo tempo se divertir.
4. Aposte em saladas e comidas mais geladas com frutas e vegetais frescos

Quando se trata de montar uma dieta saudável durante o verão, o mais importante é apostar em alimentos frescos - de preferência legumes, verduras e frutas da estação - e buscar receitas geladas e saborosas para preparar. Você pode fazer saladas verdes, de frutas, molhos refrescantes (como os de iogurte com ervas) e até mesmo saladas de macarrão geladas. Existem várias opções!
5. Não se esqueça de passar o protetor solar

Outra dica importante para aproveitar o verão com segurança é lembrar de sempre passar o protetor solar - até mesmo quando você não for necessariamente à praia. Afinal, o filtro solar é fundamental para proteger a pele contra manchas e possíveis tumores malignos. Lembre-se, no entanto, de também pegar pelo menos uns 15 minutinhos de sol por dia sem protetor para ativar a produção de vitamina D no organismo.
6. Evite comidas gordurosas e muito pesadas

Planejar um cardápio mais leve, evitando alimentos gordurosos e pesados (como frituras e carnes processadas), também é uma ótima dica para curtir o verão de forma saudável. É importante, por exemplo, tomar cuidado com alimentos crus, que tendem a estragar com facilidade nos dias mais quentes. Por isso, inclusive, quando for preparar peixes e frutos do mar, tome bastante cuidado com o armazenamento e o modo de preparo. Vale lembrar que, como o verão tem dias mais quentes, o mais indicado é apostar em alimentos mais naturais e ricos em água, que impedem a desidratação do corpo.

Postar um comentário

0 Comentários