Ultimas Noticias

6/recent/ticker-posts

Enquete

Quintal produtivo, mandioca e Território Itaparica são destaques no Rural Produtivo na TVE



Neste sábado (9) a experiência agroecológica do quintal produtivo em Inhambupe, o papel da mandioca que traz a alegria e o sustento para comunidade de Riachão do Pereira em Catu e também as belezas e a importância econômica do Território de Identidade “Itaparica” são os destaques do Rural Produtivo. E uma receita deliciosa: panetone de café e cacau. Sempre aos sábados às 14h, o programa tem horário alternativo na segunda-feira (30), às 6h30, e na quinta-feira (3), às 20h.

Plantar ao redor de casa é uma forma de valorizar o local e criar estratégias de convivência com a biodiversidade e essa prática é feita com pequenas produções de alimentos ao redor de terrenos residenciais, como por exemplo, o quintal produtivo em zona urbana ou nas proximidades de uma casa em uma zona rural. No município de Inhambupe, a agricultora Antonina, conhecida como Neguinha do Mandacaru, é um exemplo do potencial produtivo dos quintais.

A história de duas amigas se entrelaça com o cultivo da mandioca na comunidade rural de Riachão do Pereira no município de Catu. O convívio de Dona Ziruca e do Dona Lita vem desde a infância na lida com a farinha derivada da planta, mas com a implantação de uma unidade de beneficiamento da mandioca a amizade e a comunidade se fortaleceram. Gerou renda e trouxe formação sobre cultivo e produção para os agricultores familiares do local.

O programa visitou o Território Itaparica que tem a maioria de seus municípios banhados pelo rio São Francisco e muito próximos dos estados do Pernambuco, Alagoas e Sergipe. As cidades de Abaré, Chorrochó, Glória, Macururé, Rodelas e Paulo Afonso tem uma identidade cultural diferenciada, que se dá justamente por essa junção de culturas com os outros estados e a presença de povos indígenas como os Pankararus em Tacaratu e Jatobá; os Pankararés nos municípios de Glória e Paulo Afonso, e os Tuxás em Rodelas.

Neste episódio vamos conhecer um panetone de café e cacau que pode ser consumido o ano todo. E para finalizar o forró baiano de Del Feliz.

O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e poderá ser assistido também através do site www.tve.ba.gov.br/tveonline, do Youtube.com/tvebahia e do Facebook.com/tvebahia.

Acompanhe a TVE Bahia nas redes sociais:

Postar um comentário

0 Comentários