Ultimas Noticias

6/recent/ticker-posts

Enquete

Com que frequência você higieniza sua escova e pente de cabelo?

 Pentear os cabelos é um hábito completamente comum e que faz parte da nossa higiene pessoal, principalmente após lavar os cabelos. Mas há quanto tempo você não higieniza sua escova ou pente de cabelo?


Esse hábito pode ser crucial para a saúde dos fios, visto que, escova e pente acumulam restos de produtos, células mortas, cabelos e até poeira. A não higienização deles pode provocar danos ao couro cabeludo e favorecer a proliferação de micro-organismos como os ácaros, fungos e bactérias. 

A gerente de Marketing do segmento de Beleza da Condor, Tatiana Soares Honorato, explica que essa lavagem deve ser feita a cada 15 dias. “A higienização é fundamental tanto para a manutenção da escova e pente, quanto para a saúde capilar”.

Não lavar esses acessórios corretamente pode fazer com que o item não realize a função ou dure menos. “A falta de limpeza também favorece a proliferação de micro-organismos como os ácaros, fungos e bactérias, que podem provocar danos ao couro cabeludo”.

Como higienizar escova e pente?

Ela explica como a higienização deve ser feita. “Escova e pente devem ser limpos com água corrente e sabão neutro. Caso a sujeira esteja impregnada, é importante deixar os itens de molho na água por 30 minutos e depois continuar o processo de lavagem. A secagem deve ser feita em um local ventilado. O processo pode ser finalizado com uma borrifada de álcool 70%”.

Antes de lavar escova e pente, é preciso levar em consideração o tipo de material. “As escovas de madeira, por exemplo, podem ser lavadas por inteiro, já que a matéria-prima recebe tratamento para suportar a umidade. As que possuem o cabo metálico podem ficar de molho por até 15 minutos e também podem ser higienizadas normalmente, porém é preciso enxugá-las com um pano seco na sequência para evitar a oxidação”.

Já as escovas com base de cerâmica devem ser higienizadas apenas com pano úmido e sabão neutro para evitar o desgaste do material. “E as ionizadas e almofadadas não devem ser deixadas de molho. Basta lavadas em água corrente e secá-las completamente com um pano seco”. 

Dicas práticas para higienização e conservação da escova e pente

Para manter escova e pente limpos, o ideal é retirar com o cabo do pente os fios presos nas cerdas logo após cada escovação. Para aumentar a vida útil desses acessórios, mantenha o secador a uma distância de 3 a 5 cm ao escovar os cabelos. Assim, é possível evitar o derretimento e a deformação das cerdas. 

 A troca deve ser realizada de acordo com as condições dos produtos. Por isso, é importante observar detalhes como as deformações nas cerdas e dentes, por exemplo. Uma escova imperfeita não alinha e nem modela os fios e ainda pode comprometer a estrutura do cabelo.

A escova com pontas protetoras deve ter bolinhas em todas as cerdas. Se algumas caírem ao longo dos meses de uso, é o momento de realizar a troca. Essas bolinhas são justamente para proteger o couro cabeludo de ranhuras que podem gerar pequenas lesões.

Outra dica é trocar a escova quando a empunhadura estiver solta, já que é preciso que ela esteja fixa para proporcionar um bom agarre na hora de fazer a escovação.

O pente deve ser substituído quando um ou mais dentes estiverem quebrados. Quando não há um bom deslize, os fios são arrancados, deixando-os desalinhados e provocando lesões no couro cabeludo.  Vale ainda investir em produtos de qualidade e que proporcionem um maior custo benefício. O ideal são os itens específicos para o seu tipo de cabelo e para a finalidade que deseja.

                     Fonte : www.mulherconectada.com.br


Postar um comentário

0 Comentários